Validação de documentos ganha soluções cada vez mais sofisticadas

A validação de documentos para a conclusão do cadastro de consumidores via aplicativo ou site precisa ser rápida e eficiente, mas ao mesmo tempo segura para evitar problemas futuros. Fintechs e startups em busca de tecnologias de onboarding digital contam com soluções cada vez mais sofisticadas para análise de crédito de seus consumidores e checagem de perfil, otimizando assim estes processos.

Confira, abaixo, algumas das tecnologias utilizadas pelo mercado para a validação de documentos, que garantem segurança para a empresa e para o usuário:

Validação de documento com OCR

A captação de dados é feita por meio da imagem do RG ou da Carteira de Habilitação do usuário, enviada por ele no momento do cadastro. É utilizada, então, a tecnologia OCR (Optical Character Recognition) para a extração desses dados a partir da imagem. O processo seguinte é o background check.

Checagem de dados (background check)

Informações financeiras, criminais e comerciais são checadas e cruzadas para analisar o perfil do consumidor. Essa filtragem inicial já elimina candidatos não perfis, com histórico de inadimplência ou participação em atos ilícitos.

Após a captação dos documentos, as checagens são feitas em bureaus, bases públicas e outras fontes de dados. Para as CNHs, por exemplo, os dados podem ser verificados no SERPRO. A Nextcode tem parceria com Neoway e TransUnion para trabalhar de forma transparente com as informações coletadas. Apenas após esse processo, é feita a validação de documentos.

Face Match

Essa solução consegue diminuir os riscos de fraude quando uma pessoa tenta se passar por outra. A comparação entre as fotografias de documentos como RG e CNH com aquelas tiradas no momento do cadastro permite à empresa confirmar se a pessoa é realmente quem afirma ser.

Checagem em portais de notícias

Se o usuário for fichado na polícia, a chance de seu nome estar associado aos portais de notícias é grande. Essa checagem parece inicialmente irrelevante, mas às vezes consegue filtrar consumidores indesejados, impedindo a validação de documentos dele.

Liveness Detection ou prova de vida

O Liveness Detection permite determinar se há realmente uma pessoa viva à frente da câmera do smartphone ou da webcam no momento da transação ou do cadastro. Essa tecnologia combate fraudes sofisticadas, com uso de máscaras, fotos de redes sociais e até reprodução de vídeos do alvo previamente obtidos.

KBA – Knowledge Based Authentication

Sabe aquelas perguntas de segurança que, às vezes, precisamos registrar ao fazer um cadastro? Elas ajudam na segurança para autorizar ou negar transações digitais. Um exemplo de utilização precisa do KBA é nas compras fora do padrão de comportamento do consumidor. A checagem com a pergunta pode barrar fraudes nesse momento.

Todos os dados checados por meio deste e outros processos são cruzados, comparados a informações públicas ou já existentes em registros, e podem formar um score de pontuação do candidato.

Cada empresa terá necessidades e critérios próprios de checagem, mas mesmo as soluções mais simples já conseguem barrar consumidores não-perfis.

A validação de documentos digital não é tendência passageira e já está incorporada às práticas do mercado. Novas soluções serão apenas acrescentadas a todo esse pacote, que já conta com diversas ferramentas para otimizar a segurança das empresas e, principalmente, dos consumidores.

Saiba mais – converse com um especialista da Nextcode.

Ana Maria

Ana Maria

Responsável pelo conteúdo da Nextcode. Possui vivência na área da tecnologia e conhecimento sobre recursos humanos.

Leave a Reply