Emissão da CIN presente em quase todo Brasil
Restando ainda 3 estados brasileiros em garantir a implementação do decreto, mais de 3,5 milhões de brasileiros emitiram sua nova Carteira de Identidade Nacional.
-
-
Wesley Santos
Perito em Documentoscopia, Grafoscopia e Comparação Facial • 16 de fevereiro de 2024 às 11:00
A nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN, desde janeiro deste ano, mais de 3,5 milhões de emissões já foram contabilizadas em quase todo Brasil. A CIN é um novo documento que promete revolucionar a identificação civil no país, nas versões digital e impressa.
De acordo com o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Amapá, Bahia e Roraima ainda não estão emitindo o novo documento, apesar da obrigatoriedade estabelecida desde janeiro deste ano. No entanto, a responsabilidade pela emissão é dos estados, o que pode explicar asdivergências no processo de implementação.
Um novo padrão de identificação nacional
A CIN surge como um modelo inovador e seguro, estabelecendo um número único e válido para todas as unidades da federação, com o objetivo de aprimorar a segurança, integridade e interoperabilidade dos documentos de identificação civil. A regulamentação da CIN incorpora tecnologias avançadas e elementos de segurança, garantindo sua credibilidade em todo o país.
E apesar dos desafios enfrentados em alguns estados, a implantação efetiva da CIN é fundamental para aA padronização proporcionada pela Carteira de Identidade Nacional (CIN) promete estabelecer uma relação de confiança entre segmentos públicos e privados, além de garantir a identificação dos cidadãos brasileiros de forma moderna e segura.
Como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional
» Procure a Secretaria de Segurança Pública do seu estado;
» Deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, seja formato físico ou digital;
» Além do formato digital da CIN, o documento será emitido em papel de segurança, ouna opção em cartão de plástico (policarbonato) que dependendo o estado há cobranças para a emissão desta opção;
» Renovações e a Primeira Via (seja papel e em formato digital) através do aplicativo GOV.BR são gratuitas, de acordo com a Lei 7.116/83;
» A Segunda Via possui custos, dependendo o estado;
O Papel da Nextcode na Segurança Digital:
Neste cenário, a Nextcode se destaca como uma aliada essencial na garantia da segurança e integridade dos processos de identificação. Diante disso, Wesley Santos , Perito em Documentoscopia, Grafoscopia e Comparação Facial , destaca que por meio de soluções digitais antifraude, a Nextcode oferece ferramentas avançadas de verificação de identidade, prevenindo golpes e fraudes durante a emissão e validação.
Com tecnologia de ponta e expertise em segurança digital, a Nextcode contribui para a construção de um ambiente contribui para a construção de um ambientemais seguro e confiável para todos os cidadãos brasileiros.
Ou seja, a implementação da Carteira de Identidade Nacional marca um importante passo rumo à segurança e credibilidade dos documentos de identificação civil no Brasil. E com o apoio de empresas como a Nextcode, que oferecem soluções inovadoras de segurança digital, podemos garantir que cada cidadão tenha acesso a um documento confiável e seguro, fortalecendo a confiança e a integridade dos processos de identificação em nosso país.
Converse com nossos especialistas e saiba como proporcionar uma ótima experiência aos novos e saiba como proporcionar uma ótima experiência aos novos clientes durante sua jornada cadastral, com um processo muito mais ágil, preciso e totalmente seguro.