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Como estabelecer uma boa relação com o cliente por meio do onboarding digital

Segurança
Luiz Penha
Head de Operações e Infraestrutura de TI

Ainda mais satisfação e permanência do cliente durante o processo de novos cadastros

09 Novembro 2021 | Terça-feira 09h27
Trazendo mais satisfação e permanência do cliente durante o processo de novos cadastros, o onboarding digital passa a ser uma estratégia fundamental  

Não há como negar, o onboarding digital mudou por completo a forma de atendimento ao cliente. Se antes uma validação cadastral, por exemplo, levava horas ou até mesmo dias, hoje, com o apoio dessa tecnologia, a verificação é feita em poucos minutos.  

Toda agilidade é resultado de um processo de coleta de dados, análise e entrega dos documentos feito por meio de aplicativos ou softwares, em que diferentes tipos de tecnologia - que utilizam os conceitos de Inteligência Artificial, Machine Learning e Analytics - são aplicadas para concluir o onboarding. Deste modo, além de trazer vantagens competitivas à empresa - pela questão da rapidez, redução de custos e eficiência -, essa estratégia é essencial para a integração do cliente junto à organização. 

Isso ocorre uma vez que a experiência do usuário ao iniciar um novo cadastro dá suporte à operação. Ou seja, um processo de onboarding bem estruturado, que garante agilidade, segurança e escalabilidade, aumenta a satisfação e permanência do cliente durante o processo, expandindo, consequentemente, o crescimento e lucratividade da empresa.  

Experiência do cliente como foco do negócio 

Com o passar dos anos, para alcançar um maior público e ter sucesso em seu negócio, tornar o cliente o fator central tem sido uma estratégia indispensável para o âmbito corporativo. Isso acontece tendo em vista que, com o aumento de ofertas de serviços e produtos, as empresas precisaram se destacar de alguma forma de seus concorrentes.  

Diante desse contexto, o onboarding digital passa a ser uma ferramenta importante a fim de garantir uma experiência mais satisfatória junto aos usuários. Possibilitando processos mais rápidos, com menor custo possível, além de exigir o mínimo de esforços dos clientes, esse é, sem dúvidas, o caminho para garantir a satisfação do cliente. 

É importante entender, ainda, que o processo de cadastramento por meio da digitalização do onboarding é a primeira etapa para a integração entre empresa e cliente. Deste modo, garantir a melhor experiência possível passa a ser determinante. Com isso, a empresa estabelece, inclusive, uma relação de segurança e confiança com seu cliente.  

Segurança no onboarding digital 

O avanço tecnológico potencializou exponencialmente as atividades fraudulentas, trazendo muitos desafios para os setores de prevenção à fraude. Para reduzir de alguma forma essas operações ilícitas, o processo de cadastramento, que é o primeiro contato entre empresa/cliente, é responsável por identificar quem são os usuários que a organização está prestes a se relacionar. Nesse sentido, contar com um sistema robusto e que diminua os riscos durante uma validação cadastral é essencial. 

Conhecer o cliente, aceitando apenas o que é genuíno, ajuda a empresa a se antecipar de possíveis fraudes ou clientes inadimplentes, por exemplo. Há, ainda, outros benefícios de contar com um sistema de onboarding digital: 
  • Automatização de processos: permitindo, por conseguinte, que o time dedique esforços em outras demandas mais estratégicas; 
  • Rapidez durante a verificação documentacional: uma vez que toda validação conta com o apoio da tecnologia, esse processo é instantâneo, sendo realizado em poucos segundos; 
  • Redução da burocracia: unindo os dois tópicos anteriores, o onboarding digital reduz a burocracia durante o processo, trazendo mais agilidade e eficiência à operação; 
  • Redução de custos: a aplicação da tecnologia reduz substancialmente os custos do processo como um todo. 

A mesa de onboarding digital da Nextcode garante processos de prevenção à fraude embarcados em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, além de uma análise 100% automatizada. Apoiando empresas, prezamos, sobretudo, pelo relacionamento com seu usuário, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno. 
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