Validação de documentos é quase instantânea e garante segurança ao banco e ao cliente

O mercado financeiro brasileiro está sofrendo grandes transformações nos últimos anos. Novas opções de serviços financeiros chegaram para desburocratizar o sistema, antes tão engessado. Agora, abrir, fechar conta e se comunicar com os novos bancos não dão mais dores de cabeça aos clientes. A chegada de tecnologias, como onboarding digital e de validação de documentos, modificou a forma como os bancos são vistos.

Cadastrar-se em um banco digital é rápido e fácil. Mas isso não significa que o sistema é inseguro. Pelo contrário, o processo de validação de documentos e checagem de perfis é realizado sem falhas, de maneira transparente e confiável para as duas partes, graças aos avanços tecnológicos. Saiba mais:

O que é o Onboarding Digital?


Parte de um grande sistema de inteligência artificial, onboarding digital é o processo de cadastro de clientes com uso de tecnologia, livre de burocracias. O consumidor registra uma foto de seus documentos e, através do app, a envia para a inteligência artificial. Inicia-se, então o processo de reconhecimento facial, validação de documentos e checagem de dados, que já diminuem bastante a possibilidade de fraudes.

Além disso, é possível realizar o cruzamento preciso de dados e informações sensíveis que possam ajudar a montar o perfil do novo cliente, sem constrangimentos presenciais a ele e com registros muito importantes para a empresa.

O onboarding digital consegue tornar 100% eletrônico todo o ciclo de cadastro de consumidores. Não há mais papéis, reconhecimento de firmas e recibos para a abertura de uma conta. A interação humana também tornou-se digital – ela ocorre em fases mais avançadas do cadastro e quando há pendências ou dúvidas sobre a validação do novo cliente.

validacao-documentos-ocr

Com um número crescente de soluções para onboarding digital, em breve, muitas delas se tornarão praticamente commodities. Caberá às fintechs o desafio de criar ambientes seguros e com comunicação eficiente para atrair e fidelizar os clientes.

O perfil do usuário bancário mudou muito e, hoje, é inimaginável pensar no antigo modelo de atendimento em horário comercial. O cliente quer acessar sua conta e fazer suas transações 24 horas por dia, sem depender de autorização de terceiros e muito menos se deslocar às agências.

Conheça as soluçoes de validação de documentos da Nextcode para fintechs.

Ana Maria

Ana Maria

Responsável pelo conteúdo da Nextcode. Possui vivência na área da tecnologia e conhecimento sobre recursos humanos.

Leave a Reply