A influência do onboarding digital no segmento financeiro
Ferramentas de onboarding digital devem fazer parte das operações diárias do segmento financeiro, a fim de reduzir erros e otimizar os processos.
-
-
Luiz Penha
Head de Operações e Infraestrutura de TI • 25 de janeiro de 2022 às 10:46
O investimento em tecnologia e automação de processos tem sido uma pauta cada vez mais recorrente entre as organizações, a fim de otimizar processos e aperfeiçoar o relacionamento com o cliente, entre outros benefícios. O uso dessas tecnologias se tornou primordial para a consolidação do ambiente de negócios contemporâneo.
De acordo com relatório da ISG (Information Services Group), 50% das empresas aumentaram o investimento em tecnologia no último ano, e ainda indica, que a recuperação da economia pós-pico da pandemia de COVID-19 impulsionou as organizações a aumentarem seus investimentos na área de TI.
Quando pensamos no setor financeiro, a tecnologia vem para apoiar em diversas frentes, aumentando a produtividade, tornando as instituições mais eficientes em seus processos, aprimorando a segurança no ambiente digital. Nesse sentido, ferramentas relacionadas à Inteligência Artificial e segurança cibernética são as maiores tendências para o mercado.
Vale reforçar que as instituições financeiras lidam com diferentes dados sensíveis de terceiros e, por isso, a proteção dessas informações é uma questão fundamental, sobretudo quando se observa as prerrogativas da LGPD que, quando não cumpridas, podem trazer grandes prejuízos financeiros e crises de imagem às organizações.
Aplicação do onboarding digital no segmento financeiro
A aplicação de soluções para onboarding digital no meio financeiro já é uma realidade para muitas empresas, e com a tendência de que essas ferramentas passem a ser adotadas cada vez mais. A adesão é motivada, principalmente, pela relevância e eficiência dessas tecnologias e pela necessidade de mais agilidade e segurança do mercado.
Além disso, eventos como a pandemia de coronavírus reforçam a necessidade de transformação digital desses processos operacionais. Nesse cenário, a digitalização surge como grande aliada, permitindo que o cadastro de novos clientes, por exemplo, seja realizado de forma automatizada, digital e muito mais segura. Os benefícios dessas aplicações são sentidos no dia a dia, sendo os principais:
- Novos laços com o cliente: o onboarding garante uma relação de proximidade com os clientes, trazendo respostas rápidas em cada processo de verificação cadastral, além de obter informações essenciais para otimizar a jornada do consumidor com seu produto;
- Segurança das informações analisadas: uma vez que o processo de verificação é feito por meio de ferramentas automatizadas, todo o procedimento acaba se tornando mais seguro, evitando que dados possam ser vazados ou que informações incorretas passem despercebidas.
Onboarding na prática
A fim de apoiar instituições a elevarem seu nível de onboarding digital, nós, da Nextcode, desenvolvemos soluções de prevenção à fraude com precisão de verificação rápida. Essas características permitem que somente bons clientes sejam aceitos. Entre nossos cases de sucesso, apoiamos a B3 a ampliar a proteção de dados de seus usuários.
Contamos com diversas soluções desenvolvidas para que o processo de validação cadastral seja cada vez mais ágil e assertivo. De forma 100% automatizada e analisando mais de 80 tipos de documentos diferentes, nossos processos buscam reduzir erros e prazos, visto que a verificação é realizada em poucos segundos. Vale destacar, também, que o tempo médio de processamento é de 13 segundos. Com isso, garantimos mais de 95% de acurácia nas informações, acelerando a jornada de KYC (Know Your Customer ou Conheça seu Cliente).