Como estabelecer uma boa relação com o cliente por meio do onboarding digital
Ainda mais satisfação e permanência do cliente durante o processo de novos cadastros
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Luiz Penha
Head de Operações e Infraestrutura de TI • 9 de novembro de 2021 às 09:27
Trazendo mais satisfação e permanência do cliente durante o processo de novos cadastros, o onboarding digital passa a ser uma estratégia fundamental
Não há como negar, o onboarding digital mudou por completo a forma de atendimento ao cliente. Se antes uma validação cadastral, por exemplo, levava horas ou até mesmo dias, hoje, com o apoio dessa tecnologia, a verificação é feita em poucos minutos.
Toda agilidade é resultado de um processo de coleta de dados, análise e entrega dos documentos feito por meio de aplicativos ou softwares, em que diferentes tipos de tecnologia - que utilizam os conceitos de Inteligência Artificial, Machine Learning e Analytics - são aplicadas para concluir o onboarding. Deste modo, além de trazer vantagens competitivas à empresa - pela questão da rapidez, redução de custos e eficiência -, essa estratégia é essencial para a integração do cliente junto à organização.
Isso ocorre uma vez que a experiência do usuário ao iniciar um novo cadastro dá suporte à operação. Ou seja, um processo de onboarding bem estruturado, que garante agilidade, segurança e escalabilidade, aumenta a satisfação e permanência do cliente durante o processo, expandindo, consequentemente, o crescimento e lucratividade da empresa.
Experiência do cliente como foco do negócio
Com o passar dos anos, para alcançar um maior público e ter sucesso em seu negócio, tornar o cliente o fator central tem sido uma estratégia indispensável para o âmbito corporativo. Isso acontece tendo em vista que, com o aumento de ofertas de serviços e produtos, as empresas precisaram se destacar de alguma forma de seus concorrentes.
Diante desse contexto, o onboarding digital passa a ser uma ferramenta importante a fim de garantir uma experiência mais satisfatória junto aos usuários. Possibilitando processos mais rápidos, com menor custo possível, além de exigir o mínimo de esforços dos clientes, esse é, sem dúvidas, o caminho para garantir a satisfação do cliente.
É importante entender, ainda, que o processo de cadastramento por meio da digitalização do onboarding é a primeira etapa para a integração entre empresa e cliente. Deste modo, garantir a melhor experiência possível passa a ser determinante. Com isso, a empresa estabelece, inclusive, uma relação de segurança e confiança com seu cliente.
Segurança no onboarding digital
O avanço tecnológico potencializou exponencialmente as atividades fraudulentas, trazendo muitos desafios para os setores de prevenção à fraude. Para reduzir de alguma forma essas operações ilícitas, o processo de cadastramento, que é o primeiro contato entre empresa/cliente, é responsável por identificar quem são os usuários que a organização está prestes a se relacionar. Nesse sentido, contar com um sistema robusto e que diminua os riscos durante uma validação cadastral é essencial.
Conhecer o cliente, aceitando apenas o que é genuíno, ajuda a empresa a se antecipar de possíveis fraudes ou clientes inadimplentes, por exemplo. Há, ainda, outros benefícios de contar com um sistema de onboarding digital:
- Automatização de processos: permitindo, por conseguinte, que o time dedique esforços em outras demandas mais estratégicas;
- Rapidez durante a verificação documentacional: uma vez que toda validação conta com o apoio da tecnologia, esse processo é instantâneo, sendo realizado em poucos segundos;
- Redução da burocracia: unindo os dois tópicos anteriores, o onboarding digital reduz a burocracia durante o processo, trazendo mais agilidade e eficiência à operação;
- Redução de custos: a aplicação da tecnologia reduz substancialmente os custos do processo como um todo.
A mesa de onboarding digital da Nextcode garante processos de prevenção à fraude embarcados em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, além de uma análise 100% automatizada. Apoiando empresas, prezamos, sobretudo, pelo relacionamento com seu usuário, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno.
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