Como o onboarding digital impacta os serviços bancários?
Validação de documentos é quase instantânea e garante segurança ao banco e ao cliente
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Marcelo Rossi
Head de Marketing • 3 de março de 2020 às 10:00
O mercado financeiro brasileiro está sofrendo grandes transformações nos últimos anos. Novas opções de serviços financeiros chegaram para desburocratizar o sistema, antes tão engessado. Agora, abrir, fechar conta e se comunicar com os novos bancos não dão mais dores de cabeça aos clientes. A chegada de tecnologias, como onboarding digital e de validação de documentos, modificou a forma como os bancos são vistos.
Cadastrar-se em um banco digital é rápido e fácil. Mas isso não significa que o sistema é inseguro. Pelo contrário, o processo de validação de documentos e checagem de perfis é realizado sem falhas, de maneira transparente e confiável para as duas partes, graças aos avanços tecnológicos. Saiba mais:
O que é o Onboarding Digital?
Parte de um grande sistema de inteligência artificial, onboarding digital é o processo de cadastro de clientes com uso de tecnologia, livre de burocracias. O consumidor registra uma foto de seus documentos e, através do app, a envia para a inteligência artificial. Inicia-se, então o processo de reconhecimento facial, validação de documentos e checagem de dados, que já diminuem bastante a possibilidade de fraudes.
Além disso, é possível realizar o cruzamento preciso de dados e informações sensíveis que possam ajudar a montar o perfil do novo cliente, sem constrangimentos presenciais a ele e com registros muito importantes para a empresa.
O onboarding digital consegue tornar 100% eletrônico todo o ciclo de cadastro de consumidores. Não há mais papéis, reconhecimento de firmas e recibos para a abertura de uma conta. A interação humana também tornou-se digital ? ela ocorre em fases mais avançadas do cadastro e quando há pendências ou dúvidas sobre a validação do novo cliente.
Com um número crescente de soluções para onboarding digital, em breve, muitas delas se tornarão praticamente commodities. Caberá às fintechs o desafio de criar ambientes seguros e com comunicação eficiente para atrair e fidelizar os clientes.
O perfil do usuário bancário mudou muito e, hoje, é inimaginável pensar no antigo modelo de atendimento em horário comercial. O cliente quer acessar sua conta e fazer suas transações 24 horas por dia, sem depender de autorização de terceiros e muito menos se deslocar às agências.