Experiência do consumidor e prevenção a fraude: dois fatores da era digital

Alinhar os dois fatores é determinante para estabelecer processos mais robustos e eficientes frente ao seu cliente

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  • Luiz Penha

    Head de Operações e Infraestrutura de TI • 9 de março de 2022 às 08:51

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A busca pela melhor experiência e relacionamento com o cliente é, sem dúvidas, um dos pilares que sustenta a estrutura organizacional contemporânea. Essa necessidade cresce mais a cada dia graças ao advento da tecnologia, que faz com que os consumidores estejam mais conectados, acompanhando de perto informações sobre determinada marca. Todo esse movimento que acontece na internet e, principalmente, nas redes sociais, influencia os usuários para que eles sejam mais exigentes.

Outro fator que potencializa essa necessidade de aproximação do cliente é o aumento da concorrência. Nesse sentido, diante de infinitas empresas atuando no mesmo segmento, para conquistar os usuários, é preciso desenvolver diferenciais competitivos, oferecendo não apenas produtos e/ou serviços de qualidade, mas também uma experiência memorável no momento e logo após a compra, a fim de fidelizar aquele consumidor.

Além do item citado anteriormente, para a sustentação das organizações na era digital, outro ponto de atenção é a necessidade de prevenção à fraude. Vale ressaltar que, além de danos financeiros, ter em seus processos pontos de vulnerabilidade e riscos para possíveis fraudes acarreta uma imagem negativa da corporação, afetando sua credibilidade frente ao mercado e clientes de modo geral.

Influência do onboarding digital

Uma estratégia que alinha tanto a valorização da experiência do cliente quanto a necessidade de se proteger a possíveis fraudes é o onboarding digital. O termo está relacionado à aplicação de tecnologias disruptivas durante um processo de validação cadastral, que pode acontecer na área financeira, logística, varejista, e-commerce, e assim por diante. Permitindo um maior nível de automação, impacta nos processos de coleta, validação, armazenamento e gestão das informações recebidas pelo usuário.

Desse modo, por se tratar de um processo apoiado na tecnologia, a análise é feita instantaneamente, trazendo um retorno em poucos segundos. Essa agilidade traz impactos diretos na organização interna da empresa e no serviço oferecido aos consumidores. Entre os benefícios, vale citar:

Posto isso, unir a experiência do cliente e a prevenção à fraude é determinante para o dia a dia das organizações, independentemente de seu segmento de atuação. O investimento nessa estratégia é essencial e agrega valor ao negócio, evitando prejuízos financeiros decorrentes de golpes, além de gerar um efeito positivo diante de seus usuários.

Nós, da Nextcode, contamos com diversas soluções para onboarding digital, desenvolvidas para que o processo de validação cadastral seja cada vez mais ágil e assertivo. De forma totalmente automatizada, contamos com plataformas que realizam uma averiguação completa, feita em poucos segundos. Vale destacar que o tempo médio de processamento é de 13 segundos. Nossas soluções apoiam sua empresa a ser mais eficiente, proporcionando maior segurança e uma experiência satisfatória com o cliente.