Inteligência artificial: confira as últimas inovações do mercado
O que esperar da tecnologia nos próximos anos? A inteligência artificial será realmente capaz de substituir os seres humanos para a tomada de decisões?
-
-
Marcelo Rossi
Head de Marketing • 10 de março de 2020 às 12:15
Máquinas que conseguem pensar e aprender não são mais parte apenas de roteiro de filmes de ficção científica. A inteligência artificial já está nos nossos lares ? e cada vez mais fortemente presente no cotidiano.
Dessa forma, é preciso que as empresas se modernizem ano após ano sempre pensando em oferecer melhor experiência e mais segurança aos usuários. Veja, abaixo, algumas inovações e tendências de tecnologia para esse ano:
Onboarding digital
O onboarding digital é utilizado especialmente em fintechs e bancos digitais. Ele inclui utilização massiva de inteligência artificial para o cadastro de clientes, descomplicando os processos e aumentando a segurança tanto para o consumidor quanto para a instituição.
Por meio do reconhecimento facial, análise de documentos e checagem de dados em múltiplas fontes é possível entregar, quase que imediatamente, um relatório com o perfil do futuro cliente, facilitando a tomada de decisão do departamento responsável pela aprovação do cadastro.
Inteligência artificial contra hackers
A tecnologia evolui para os dois lados. Ataques de hackers visando roubos de dados tornam-se mais sofisticados a cada dia, exigindo das empresas constantes atualizações das equipes de segurança de informação, a fim de combater as ameaças.
Felizmente, o uso da inteligência artificial consegue perceber padrões incomuns de comportamento em compras, por exemplo, e acionar os protocolos de segurança para impedir maiores danos.
Big Data
Big data é a coleta e filtragem de dados gerados pelos milhares de sites e aplicativos disponíveis. É uma importante ferramenta para a tomada de decisão das empresas, seja no campo do marketing, seja no campo financeiro.
Empresas que trabalham com bens e serviços podem se beneficiar muito dessa coleta de dados e trabalhar com a inteligência artificial para analisar e conhecer, em tempo real, as preferências de milhares de usuários. Dessa maneira, tornam suas ações personalizadas com chances maiores de acerto.
Internet das coisas
Siri, Alexa e Google Home já são comuns nos lares, principalmente nos Estados Unidos. São assistentes virtuais que funcionam com a inteligência artificial, aprendem com o tempo e facilitam a vida do usuário.
É possível ainda conectar sistemas dentro de casa, como aquecedor, ar condicionado, caixa de som e televisão à rede wi-fi, tornando esses equipamentos acessíveis a distância.
Automatização no atendimento
Já interagimos diariamente com robôs e chatbots. Porém, ainda é possível identificar, na maioria das vezes, que o atendimento não é humano. Mas o avanço dos algoritmos e a análise ininterrupta de padrões de fala farão com que, em pouco tempo, estejamos lidando com máquinas sem saber distingui-las de pessoas.
Confira as soluções de inteligência artificial da Nextcode para empresas.