Liveness Detection: a prova de vida no onboarding digital

Como funciona a tecnologia da Nextcode conhecida como Prova de Vida, e quais são seus benefícios durante um processo de validação cadastral.

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  • Samuel Link

    Head Comercial • 6 de setembro de 2022 às 11:00

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A aplicação de tecnologias no processo de validação cadastral de novos clientes tem sido fundamental para as empresas identificarem e se prevenirem de tentativas de fraudes no meio digital. Entre os métodos de checagem, já existem diversas soluções que extraem e analisam os dados de um documento de identificação, verificam os antecedentes em bureaus públicos e privados, comparam imagens do documento com uma selfie e assim por diante, tornando o onboarding digital mais completo e eficiente.

Como nos conta Samuel Link , Head Comercial , “uma ferramenta importante no processo de validação cadastral é o Liveness Detection, pois também conhecido como Prova de Vida, a tecnologia conta com o apoio de Inteligência Artificial, procurando vivacidade na comparação facial. A solução traz vantagens para o processo, como no combate a ameaças por meio da falsificação facial, por detectar expressões faciais, modelagem e formato de rosto, com a função de comprovar se a pessoa que está com a face no verificador, é de fato uma pessoa real, e não uma imagem estática ou máscara de fraude.

Como funciona o Liveness Detection?

Capaz de detectar se o rosto que está sendo analisado é real, e realmente, é de uma pessoa viva, não de uma montagem ou uma foto anexada. Em linhas gerais, a prova de vida é feita por meio da utilização de algoritmos, que analisam dados coletados dos sensores biométricos. Além disso, o sistema age com análise de movimento dos olhos e lábios, detecção de reflexo em vídeo e de movimento com zoom, por exemplo.

Com uma resposta de aprovação ou recusa em poucos segundos, a solução de Liveness Detection ajuda a combater fraudes sofisticadas por meio de imagens. Além disso, garante:

Além dos benefícios listados anteriormente, o Liveness Detection otimiza o processo de cadastros e logins das empresas, proporcionando um ambiente digital mais ágil, seguro e dinâmico. Outro ponto é a automatização de processos. Nesse sentido, contar com processos automatizados no onboarding de novos clientes permite uma verificação mais complexa e detalhada que, vista a olhos nus em processos manuais, possíveis erros ou tentativas de fraudes passariam despercebidas.

No fim, deve ser levado em consideração que o avanço tecnológico veio para trazer mais simplicidade e comodidade às operações, sendo que investir nessas tecnologias é essencial para um processo robusto e efetivo.

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