Liveness Detection: a prova de vida no onboarding digital
Como funciona a tecnologia da Nextcode conhecida como Prova de Vida, e quais são seus benefícios durante um processo de validação cadastral.
-
-
Samuel Link
Head Comercial • 6 de setembro de 2022 às 11:00
A aplicação de tecnologias no processo de validação cadastral de novos clientes tem sido fundamental para as empresas identificarem e se prevenirem de tentativas de fraudes no meio digital. Entre os métodos de checagem, já existem diversas soluções que extraem e analisam os dados de um documento de identificação, verificam os antecedentes em bureaus públicos e privados, comparam imagens do documento com uma selfie e assim por diante, tornando o onboarding digital mais completo e eficiente.
Como nos conta Samuel Link , Head Comercial , “uma ferramenta importante no processo de validação cadastral é o Liveness Detection, pois também conhecido como Prova de Vida, a tecnologia conta com o apoio de Inteligência Artificial, procurando vivacidade na comparação facial. A solução traz vantagens para o processo, como no combate a ameaças por meio da falsificação facial, por detectar expressões faciais, modelagem e formato de rosto, com a função de comprovar se a pessoa que está com a face no verificador, é de fato uma pessoa real, e não uma imagem estática ou máscara de fraude.
Como funciona o Liveness Detection?
Capaz de detectar se o rosto que está sendo analisado é real, e realmente, é de uma pessoa viva, não de uma montagem ou uma foto anexada. Em linhas gerais, a prova de vida é feita por meio da utilização de algoritmos, que analisam dados coletados dos sensores biométricos. Além disso, o sistema age com análise de movimento dos olhos e lábios, detecção de reflexo em vídeo e de movimento com zoom, por exemplo.
Com uma resposta de aprovação ou recusa em poucos segundos, a solução de Liveness Detection ajuda a combater fraudes sofisticadas por meio de imagens. Além disso, garante:
-
Experiência do usuário: uma vez que é um sistema de verificação simples, rápido e intuitivo, o usuário que passa por uma checagem não leva mais do que alguns segundos para a conclusão da análise, tendo uma experiência satisfatória;
-
Segurança: aplicando Inteligência Artificial, o processo consegue identificar os menores indícios de fraude, alertando as empresas antes de concluírem qualquer operação;
-
Integração com outras soluções de verificação facial: além da tecnologia Liveness Detection, existem outras soluções que apoiam nessa validação facial, como o Facematch. A união dessas soluções garante um processo de onboarding digital ainda mais completo e seguro para as empresas.
Além dos benefícios listados anteriormente, o Liveness Detection otimiza o processo de cadastros e logins das empresas, proporcionando um ambiente digital mais ágil, seguro e dinâmico. Outro ponto é a automatização de processos. Nesse sentido, contar com processos automatizados no onboarding de novos clientes permite uma verificação mais complexa e detalhada que, vista a olhos nus em processos manuais, possíveis erros ou tentativas de fraudes passariam despercebidas.
No fim, deve ser levado em consideração que o avanço tecnológico veio para trazer mais simplicidade e comodidade às operações, sendo que investir nessas tecnologias é essencial para um processo robusto e efetivo.
Convidamos você à acompanhar nosso blog, para ficar por dentro de todos os assuntos relacionados à segurança digital.