Novo RG integrado em blockchain é emitido em 12 estados brasileiros
Dados do Governo Federal revelam que 49% da população brasileira poderão ter seu RG com confirmação de dados em blockchain até 2024.
-
-
Samuel Link
Head Comercial • 9 de novembro de 2023 às 11:45
Uma grande inovação da nova versão do RG é a sua integração com a tecnologia blockchain, um sistema de registro distribuído que promete maior segurança e eficiência na validação de informações. Para se ter uma ideia, dados do Serasa mostram que somente na primeira metade de 2023, ocorreram mais de 3,8 milhões de tentativas de fraude, causando um prejuízo financeiro de mais de R$ 1,8 trilhão para o mercado.Governo Federal revelou que quase 2 milhões de documentos de identidade já foram emitidos pelos estados que aderiram as novas normas para emissão do novo RG nacional, que conta com confirmação de dados em blockchain usando o sistema b-Cadastro, da Receita Federal.
Atualmente 12 estados e o Distrito Federal estão em processo de emissão do novo RG, que teve início nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Acre, Piauí e Pernambuco em 2022. Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Santa Catarina e Alagoas em 2023. O objetivo principal é alcançar até 49% da população brasileira até o final de 2024, marcando um momento histórico na prestação de serviços de governo eletrônico e na prevenção de fraudes.
O b-Cadastros é uma solução em blockchain que possibilita acesso a dados das bases CPF, CNPJ, CAEPF, CNO e Simples Nacional. Por meio dela estes dados são compartilhados com órgãos públicos e estes dados são compartilhados com órgãos públicos eA solução foi lançada em 2021 e é uma “evolução” do b-CPF, primeira solução em blockchain adotada pela Receita Federal e foi lançada em 2018.
Apoiando as corporações na validação de cadastros
Samuel Link , Head Comercial , enfatiza que “estamos migrando para um cenário cada vez mais digital, com uma real necessidade das empresas adotarem processos de validação de cadastros rápidos, seguros e altamente eficientes, que realmente apoiem as organizações a identificarem seus novos usuários”.
Nessa mesma linha, destacamos as soluções tecnológicas da Nextcode que estão no mercado.O propósito de identificar o que é realmente genuíno, permitindo um maior nível de automação nos processos de coleta, validação, armazenamento e gestão das informações recebidas pelo usuário durante a realização de um novo cadastro.
Convidamos você a conhecer mais sobre nossas soluções, que certamente apoiarão o seu negócio na identificação de informações genuínas. Estamos à disposição com nossos especialistas podemajudá-lo a tornar os seus processos mais seguros e eficientes com a aplicação de tecnologias avançadas.