O que é Big Data?

Entenda o que é Big Data e como as empresas podem aproveitar a tecnologia para direcionarem suas campanhas

  • Foto de Marcelo Rossi
  • Marcelo Rossi

    Head de Marketing • 26 de março de 2020 às 10:00

capa

Trata-se do conjunto de dados processados e gerados em sites, aplicativos e por toda a web. Seu crescimento teve início com o surgimento da internet ? hoje, a quantidade de dados gerados por cada acesso é imensa. E as empresas precisam aproveitar esses dados para direcionarem suas campanhas e tomarem as melhores decisões para seus clientes.

A análise desses dados para embasar essa tomada de decisões é chamada de Analytics. É a junção de diversas ferramentas existentes para o consumo dos dados coletados, gerando inteligência para os negócios.

Como funciona o Big Data e o Analytics?

Antes, os dados se limitavam a arquivos offline, como as planilhas. Atualmente, todo acesso à internet deixa um enorme rastro ? vídeos, imagens, sons, textos, informações pessoais e de navegação.

Com o uso de inteligência artificial é feita a coleta, filtragem e análise dos dados por meio de ferramentas de Analytics. O processo feito pelas máquinas entende padrões de navegação e é mais seguro do que se fosse feito por pessoas, melhorando assim, a tomada de decisões.

Benefício para diversas áreas da empresa

É possível utilizar as metodologias e os processos tecnológicos do Analytics nas áreas de marketing, comercial, operacional e financeiro.

Tecnologia e responsabilidade de dados

Com a compreensão sobre o que é big data, cada vez mais empresas estão utilizando as ferramentas de inteligência para uso consciente de dados. Com isso, um volume alto de dados pode ficar exposto se não houver uma regulamentação e regras para o uso responsável deles.

Existe já vigente no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com o objetivo de proteger o usuário. Via de regra, as empresas precisam se comprometerem com o bom uso após a captação de dados:

O que fazer com a divulgação indevida de dados pessoais?