Segurança diversificada e inclusiva: criando uma força de trabalho mais eficiente

Estabelecer um conjunto de práticas e soluções tecnológicas de defesa é fundamental para eximir possíveis vulnerabilidades na gestão de um negócio

  • Foto de Samuel Link
  • Samuel Link

    Head Comercial • 6 de abril de 2022 às 08:28

capa

Não é novidade para mais ninguém que a tecnologia é o principal motor que impulsiona o ambiente de negócios, sendo uma facilitadora para a otimização nas operações e processos produtivos, no relacionamento com o cliente, na gestão empresarial, entre outras estratégias. Nesse sentido, o avanço tecnológico tem possibilitado que as organizações atuem de maneira mais digitalizada, migrando seus dados, estruturas e as operações de modo geral para o ambiente virtual.

Tal estratégia é indispensável para trazer mais agilidade para a realização de demandas rotineiras e autonomia aos colaboradores e, consequentemente, a companhia passa a ganhar em competitividade perante o mercado. Contudo, esse cenário digitalizado também cria a necessidade de se estar atento à segurança digital do negócio.

Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, apenas 41% das empresas brasileiras têm políticas de segurança. Deste modo, com mais de 370 milhões de invasões a sistemas corporativos, houve aumento de 330% no número de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil no último ano, de acordo com uma pesquisa da Kaspersky. Além disso, ao menos 69 empresas brasileiras foram alvo de ataques de exposição ou sequestro de dados no primeiro semestre de 2021.

Diante deste contexto alarmante, como promover uma cultura interna orientada à proteção de dados e segurança cibernética?

Diversificar os métodos de segurança é o caminho

A crescente onda de crimes virtuais, como o vazamento de informações ou bloqueio de sistemas, por exemplo, vem impactando empresas por todo o mundo, em especial após o cenário de pandemia da Covid-19 ? em que as organizações passaram a ter maior atuação no ambiente digital e, consequentemente, se tornaram mais vulneráveis a esses golpes. Para garantir maior proteção das informações sensíveis sobre o negócio e aumentar a gestão de riscos, uma estratégia que vem ganhando força é o investimento em soluções e práticas diversificadas que apoiem a segurança digital dos sistemas operacionais.

Nesse processo de proteção contra ameaças virtuais, contar com empresas especializadas em cibersegurança, que tenham referência e expertise no segmento, é determinante. Além disso, algumas estratégias que envolvem a mudança de políticas de gestão de dados, surgem para aumentar o nível de segurança, agilidade e organização, a fim de tornar os sistemas mais seguros e estáveis. Nesse processo, vale citar:

Controle da rede: o uso de bons firewalls e controle de acessos no sistema permitem que os dados que passam pelas conexões corporativas sejam mais seguros e confiáveis;

Investimento em soluções de cloud computing: ferramentas de computação em nuvem ajudam tanto a garantir maior agilidade e menores custos quanto mais segurança digital. Isso acontece uma vez que os serviços de nuvem são atualizados automaticamente, rodando em servidores de alta segurança, com criptografia, backups automáticos, controle de acesso a dados e conexões seguras;

Uso de softwares de segurança: existem, atualmente, uma série de soluções de segurança que podem prevenir a empresa de ataques locais ou durante o acesso à internet, que contam com filtros de spam e antivírus, por exemplo. Essas ferramentas conseguem proteger o usuário sem que isso cause uma queda brusca da produtividade causada pela lentidão da máquina.

Além das estratégias citadas anteriormente, existem outras questões de extrema importância, como o treinamento de todo o time, afinal, a maioria dos ataques ocorrem em função de falhas humanas. Nesse sentido, estabelecer boas práticas sobre envio de mensagens, utilização de conexões seguras ou a identificação de phishing, entre outras práticas que aumentam a vulnerabilidade dos sistemas internos passa a ser decisivo.

No fim, a cibersegurança é uma questão que envolve vários aspectos e, quanto mais a empresa se equipar para lidar com esse cenário de vulnerabilidades, mais segura ela estará para realizar suas atividades rumo ao sucesso.