Tendências em segurança digital para 2022
A segurança digital é um dos principais tópicos no universo corporativo para este ano, e saiba como sua empresa pode se preparar.
-
-
Samuel Link
Head Comercial • 8 de fevereiro de 2022 às 07:00
O universo digital tem passado por transformações constantes nos últimos anos. Uma vez que o avanço da tecnologia permite que mais pessoas estejam conectadas, desempenhando diferentes atividades, maior é o número de dados e informações pessoais sensíveis disponíveis na internet. Diante deste cenário, sem dúvidas, a segurança da informação deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade central para líderes e gestores empresariais.
Pensando nisso, para este ano, algumas medidas de segurança digital serão determinantes para que as instituições não sejam afetadas pelo vazamento de dados ou armazenamento incorreto de informações, que podem causar danos de imagem e financeiros, além de afetar a credibilidade das empresas perante o mercado. Apenas para contextualizar, de acordo com o ?Relatório de Atividade Criminosa Online no Brasil?, em 2021, o país esteve no topo do ranking mundial de vazamento de dados, tendo contabilizado mais de 2,8 bilhões de informações sensíveis expostas.
A fim de evitar esse transtorno, separamos algumas tendências em segurança digital que serão fundamentais para este ano!
1. Adequação à LGPD
A chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi um grande marco rumo à segurança digital. Para este ano, a consolidação da lei segue em evidência. Uma vez que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) estabeleceu punições pesadas para quem não protegesse os dados coletados, como multas de até R$ 50 milhões ou de percentuais do faturamento para determinadas infrações, estar em compliance com essa legislação é determinante para a saúde financeira das empresas.
2. Aplicação da Inteligência Artificial
A implementação de soluções tecnológicas embasadas em Inteligência Artificial tem ajudado a automatizar todos os setores da economia global, diminuindo diversas cargas de trabalho e, por consequência, tornando os colaboradores mais produtivos no core business do negócio. Aplicada em todas as ferramentas das nossas atividades rotineiras, a expectativa é que a IA se desenvolva ainda mais em 2022, apoiando na redução de golpes, fraudes e desinformações.
3. Novas estratégias de cibersegurança
Reforçar as estratégias de segurança digital é uma das prioridades para as organizações em 2022. Com a conectividade mais presente a cada dia, por meio do modelo de trabalho de home office, por exemplo, as empresas acabam ficando mais expostas e vulneráveis a possíveis ataques cibernéticos. Com isso, a questão da cibersegurança deve permanecer em alta, focada na proteção dos dados corporativos, por meio de estratégias eficazes de segurança da informação.
Para esse tópico, é necessário contar com a colaboração de toda a estrutura organizacional, desenvolvendo e aplicando novas práticas de segurança digital. Nesse processo, o treinamento dos colaborares é indispensável!
Além disso, a utilização de soluções tecnológicas que tornem os processos operacionais mais ágeis e seguros é outra estratégia crucial. Com isso, será possível consolidar uma capacidade operacional que gere confiança e uma postura defensiva de resposta rápida a possíveis ameaças externas.