Abertura de conta digital deve ser simples, ágil e segura

Digitalização e segurança devem caminhar juntas, para que a experiência do cliente seja a melhor possível.

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    Head Comercial • 11 de maio de 2022 às 11:30

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O sistema financeiro do Brasil tem se transformado ao longo dos últimos anos e boa parte dessas mudanças tem como fator-chave o avanço da transformação digital. O desenvolvimento das fintechs e de outras instituições de pagamento não tradicionais, movimenta o mercado de modo que mais usuários aderem em seus sistemas financeiros esses novos métodos de transações.

Pensando nas fintechs, de acordo com a W Fintechs, newsletter brasileira especializada no assunto, em fevereiro de 2017 existiam 244 empresas do segmento no país, sendo que agora esse número subiu para 1.466. O estudo revela que esse aumento se deu pela necessidade em estimular transações de forma digital. Na América Latina, por exemplo, o volume de transações sem dinheiro em espécie aumentará em 52% até 2025 e em 48% até 2030. Em outras partes do mundo, essa tendência crescerá ainda mais rápido.

Para explorar o destaque das fintechs no mercado financeiro, recentemente, publicamos um artigo apontando o que as pessoas esperam quando entram em uma conta digital. Neste texto, destacaremos quanto tempo leva para abrir uma conta digital. Acompanhe!

Tempo médio de abertura de uma conta

Estabelecer uma relação satisfatória e memorável com o usuário em todo o processo de abertura de conta é uma das premissas das fintechs. A experiência do cliente. No entanto, um estudo do FinFacts, relatório feito pelo Google Cloud em parceria com a R/GA, registrou que o processo de abrir uma conta digital pode levar mais de dois dias em metade das instituições financeiras. O relatório destacou que iniciar esse processo em um dispositivo e terminar em outro é quase impossível, sendo que 70,8% dos bancos ou fintechs não têm meios para finalizar esse tipo de operação.

Para realizar a pesquisa, inicialmente 28 instituições seriam entrevistadas, sendo que quatro delas, sequer ofereciam a possibilidade de abertura de conta por meio 100% digital. Confira alguns dados alarmantes levantados desta pesquisa:

Tendo visto estes lavantamentos, é importante sinalizar que o Open Finance está mudando este processo de compartilhamento das informações dos usuários.

Digitalização e segurança devem caminhar juntas

A pesquisa desenvolvida pelo FinFacts trouxe dados alarmantes sobre como funciona, de fato, o processo de abertura de contas por parte de uma amostra de instituições financeiras. Para reverter esse cenário, evitando a exposição dos usuários a hackers, por exemplo, o investimento em tecnologia de ponta e segurança da informação é essencial.

Nesse sentido, a melhor estratégia é contar com soluções especialistas em onboarding digital, que tenham em seu processo de validação uma série de verificações. Essas diversas averiguações têm como propósito, por sua vez, comprovar que o solicitante é realmente quem diz ser, além de atestar que ele não conta com qualquer tipo de pendência ou irregularidade em seu nome.