Análise de dados viabiliza personalização do onboarding digital
Garantir segurança e personalização ao onboarding é essencial para uma checagem mais efetiva.
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Caio Delgado
Head de Desenvolvimento • 28 de fevereiro de 2023 às 11:00
Ao longo dos últimos anos, o modo de gerir uma empresa tem se modificado com a implementação de soluções de análise de dados. Com informações sobre o negócio em mãos, os gestores conseguem obter insights valiosos, que os ajudam a tomar as decisões mais assertivas, pensando na otimização de processos, no relacionamento com o cliente e na gestão empresarial de modo geral. Nesse sentido, os dados ajudam, por exemplo, a entender as tendências e identificar problemas. Eles permitem que as organizações façam previsões precisas, gerenciem melhor seus custos, além de apoiá-las a oferecerem serviços e produtos melhores e mais personalizados.
Diante desse contexto, as organizações estão mais atentas à experiência do cliente, visto que esse fator vem se tornando primordial para o sucesso do negócio. Afinal, uma vez que as empresas precisam lidar com um mercado cada vez mais digital e competitivo, ter consumidores fiéis é um grande diferencial. Colocando em prática esse argumento, uma pesquisa divulgada pela Track.co mostrou que mais de 60% das empresas estão preocupadas com a experiência do cliente, com isso, passaram a investir massivamente nas áreas de User Experience (experiência do usuário) e em Product Experience (experiência do usuário com um produto).
Mas como tornar o atendimento mais personalizado e satisfatório? Pensando especialmente no processo de onboarding digital, qual a influência dos dados? Veja a seguir!
Análise de dados no onboarding
Para Caio Delgado , Head de Desenvolvimento , “apoiar as instituições com soluções completas para onboarding digital, como é o caso da Nextcode, traz agilidade, redução de riscos para as empresas, evitando as tentativas de fraudes, e além de tudo, ampliando a precisão na gestão de dados e decisões estratégicas.”
Ao avaliarmos o processo de cadastramento de novos clientes, o onboarding é o primeiro contato da empresa com o consumidor. Sendo assim, já que o termo representa a aplicação de tecnologias que permitem um maior nível de automação nos processos de coleta, validação, armazenamento e gestão das informações recebidas pelo usuário durante a realização de um novo cadastro, nessa etapa é essencial estabelecer uma relação de proximidade e, sobretudo, segurança
Uma vez que o cliente fornece todas as suas informações sensíveis para análise, essa checagem averigua se há, entre muitos aspectos, algum indício de fraude ou irregularidade dos dados. Ao finalizar, é possível concluir se aquele é um bom cliente para a empresa. Mas como tornar esse processo mais humanizado, ágil e personalizado?
Antes de mais nada, é importante entender que o onboarding digital conta com diversas etapas a fim de garantir eficácia e segurança durante toda a checagem. Sendo assim, ao utilizar processos automatizados, a checagem se torna muito mais ágil e eficiente, visto que possíveis erros ou irregularidades não seriam detectados em um processo manual. O ganho em agilidade também é sentido pelo cliente, que tem um tempo de retorno quase que imediato ? visto que a checagem acontece em poucos segundos, sem ter que passar por aqueles procedimentos cansativos e burocráticos ? como no caso da abertura de algumas contas digitais, por exemplo.
O onboarding digital prioriza a experiência do cliente, que tem seus dados analisados de forma coordenada e personalizada. Além disso, a interação dos sistemas com o usuário é traduzida em ganho de experiência, tornando o processo totalmente intuitivo e humanizado, a fim de chegar em uma conclusão o mais rápido possível.
No fim, tanto a empresa quanto seus potenciais clientes são afetados positivamente pela tecnologia do onboarding, que traz uma análise efetiva e que elimina a possibilidade de fraudes de identidade e demais irregularidades, ou até mesmo vazamento de informações durante a checagem. Trata-se de um processo que busca identificar o que é realmente genuíno, possibilitando um ambiente digital cada vez mais conectado e seguro.
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