Background Check: verificação de antecedentes durante a validação cadastral
Entenda como esse processo é fundamental para trazer ainda mais segurança ao onboarding digital
-
-
Caio Delgado
Head de Desenvolvimento • 9 de agosto de 2022 às 11:00
De origem americana, o termo “Background Check” está relacionado à verificação de antecedentes de pessoas e empresas. Por meio da análise de dados em fontes públicas ou privadas, o processo comprova se aquele usuário é realmente quem diz ser, averiguando informações como: nome, CPF, data de nascimento, filiação, histórico de empregos, entre outros.
A finalidade e legitimidade das verificações de antecedentes variam de acordo com a legislação de cada país. No entanto, esse método de checagem pode ser utilizado para conhecer melhor seu cliente (Know Your Customer), seus funcionários (Know Your Employee), seus fornecedores (Know Your Supplier) e outros stakeholders. Vale destacar que essa validação prévia é determinante para que a empresa se mantenha em compliance, mitigando possíveis riscos financeiros, institucionais ou jurídicos.
Background Check no combate à fraude
Com o avanço da tecnologia e a digitalização de muitos processos e transações, um alto volume de informações passou a ser disponibilizado pela internet, deixando as pessoas e empresas vulneráveis. Com isso, para assegurar que informações sensíveis permaneçam seguras, é importante desenvolver estratégias que evitem o vazamento de dados. Nesse processo, uma etapa importante é acompanhar frequentemente pontos de vulnerabilidade digital nos sistemas operacionais, prevenindo-se, assim, de possíveis cibercrimes.
Segundo nos conta Caio Delgado , Head de Desenvolvimento “O onboarding digital permite um maior nível de automação na coleta, filtragem, validação e gestão das informações do usuário, esse complexo processo de verificação evita possíveis falhas durante a checagem, uma vez que conta com diversas etapas. E dentre os processos disruptivos, temos o Background Check, com uma validação rápida e eficiente”.
Caio esclarece que “ao analisar as informações fornecidas pelo usuário, é possível levantar vestígios de ocorrências, irregularidades ou pendências que possam indicar possíveis problemas de natureza financeira, jurídica, comercial ou criminal.” Após essa checagem, a empresa estará mais segura diante de possíveis tentativas de golpes, fraudes, roubos e demais crimes cibernéticos.
Por ser um processo realizado em poucos segundos, simplificando o procedimento de onboarding, tem um impacto direto na experiência do cliente, permitindo que as organizações se previnam de riscos e aprovem com mais rapidez os clientes que não possuem qualquer pendência.
Dentre os tipos de Background Check, vale citar:
- Contratação de novos colaboradores
- Solicitação de crédito
- Identidade e integridade
- Financeiro
- Criminal
Background Check na Nextcode
Com uma pesquisa detalhada em mais de 3.000 fontes (bureaus de dados) públicos e privados, sobre dados financeiros, criminais e comerciais do usuário, nossa solução permite verificar se aquelas informações analisadas estão de acordo ou se há algum indício de fraude.
Após a busca realizada em tempo real, entregamos as informações necessárias para um Due Diligence completo, com todos os insumos para a gestão de Background e PLD-FT (Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo), minimizando a necessidade de processos manuais, aumentando a confiança no processo de onboarding, e principalmente, prevenindo fraudes.
Saiba mais como funciona nossa solução de Background Check/PLD-FT e não deixe de acionar um de nossos especialistas.