Como evitar fraudes nas compras de final de ano?

Em um dos períodos mais movimentados do ano, é importante que tanto as empresas quanto os usuários tomem medidas de precaução na internet.

  • Foto de Samuel Link
  • Samuel Link

    Head Comercial • 6 de dezembro de 2022 às 11:30

capa

O período de compras de final de ano, tanto durante a Black Friday quanto para os presentes de Natal, é um dos eventos mais aguardados por consumidores e empresas, especialmente do segmento varejista, que contam com as compras on-line como grandes impulsionadoras para aquecer ainda mais a economia no Brasil e em todo o mundo.

A Copa do Mundo no final do ano passa a ser mais um incentivo para o setor, que projeta aquecimento para o último trimestre de 2022 após quedas consecutivas na atividade nos últimos meses, devido à alta da inflação e dos juros. Para se ter uma ideia, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é esperado um crescimento de 7,9% no faturamento do varejo em relação a 2014, ano em que o Brasil foi sede dos jogos. Já a Associação Brasileira do Varejo (ABV) indica um aumento de até 12% nas vendas neste período.

Para Samuel Link , Head Comercial , “em épocas as quais é previsto um alto volume de compras on-line, as empresas precisam contar com a digitalização do onboarding durante o processo de verificação cadastral, trazendo benefícios diretos às empresas e seus usuários, garantindo agilidade e segurança”.

E diante à corrida pelas compras on-line, como evitar possíveis fraudes, e quais as melhores práticas de segurança para empresas e pessoas físicas? Listamos alguns pontos essenciais.

Como se proteger durante as compras on-line

As compras de final de ano, em sua maioria, são feitas de maneira on-line, com isso, os cibercriminosos se antecipam para achar brechas a fim de realizar seus ataques. Os golpes são os mais diversos, sendo que o tipo phishing, que consiste em fazer o consumidor acreditar em uma oferta - disparada por e-mail ou pelas redes sociais - para que os criminosos consigam roubar as informações confidenciais do usuário, é um dos mais populares. Com os dados em mãos, é possível realizar novas atividades ilegais, como compras em nome de terceiros, por exemplo.

As principais fraudes, por sua vez, estão relacionadas a compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços, sendo que um em cada quatro brasileiros já foi vítima deste tipo de ação, segundo dados da Serasa Experience. Sendo assim, é preciso ter cautela extrema durante as compras pela internet. Algumas das práticas mais adequadas no ambiente digital são:

É preciso que as empresas também se protejam!

Além das precauções por parte dos usuários, é importante que as empresas também estejam prevenidas. Sendo assim, contar com sistemas robustos de proteção cibernética é indispensável. Eles serão responsáveis por tornar toda a operação mais segura e dinâmica.

E mais! Durante a realização de cadastros de novos clientes, ter o apoio de ferramentas de automação do onboarding torna o processo mais ágil e seguro. Dessa forma, uma vez que um criminoso tenta realizar uma operação utilizando imagens ou dados fraudulentos, ele será detectado facilmente, evitando que a empresa tenha problemas e que aceite somente clientes genuínos.

Conheça as soluções para onboarding digital da Nextcode e entenda como podemos trazer mais segurança para sua empresa.