Como tornar o setor logístico mais seguro com o onboarding digital
Entenda como o processo de extração de dados ajuda a tornar as operações logísticas mais seguras e eficientes
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Samuel Link
Head Comercial • 23 de fevereiro de 2022 às 09:24
O avanço da tecnologia é, sem dúvidas, essencial para fomentar o crescimento corporativo. Apoiando em diversas frentes dentro da organização, a aplicação de soluções disruptivas ajuda em seu desenvolvimento sustentável, atuando estrategicamente nas operações e até mesmo no relacionamento com o cliente, entre outras tarefas.
Quando pensamos no segmento logístico, por exemplo, dentro e fora das empresas, o que se vê é uma transformação constante, na qual a tecnologia avança a passos largos. Entre os principais pontos de melhoria, o surgimento de novas soluções e recursos tecnológicos auxiliaram na otimização de atividades corriqueiras e burocráticas, modernização de setores e, de maneira geral, tem melhorado a qualidade do trabalho.
Uma solução que vai ao encontro desse processo de inovação é o onboarding digital. Aplicando tecnologias que permitem um maior nível de automação nos processos de coleta, validação, armazenamento e gestão das informações recebidas pelo usuário, esse conceito busca trazer mais agilidade e segurança durante a realização de novos cadastros.
Como soluções de onboarding apoiam o setor logístico?
Para realizar uma checagem apurada sobre os profissionais e veículos que atuam na área logística, identificar algumas informações torna-se determinante. Diante desse contexto, como uma das etapas fundamentais do onboarding digital, a extração de dados é um processo de recolhe dados de um documento analisado, como a CNH, por exemplo. Nessa verificação, que é conhecida como Full OCR, são extraídas informações como nome, RG, CPF, data de nascimento, filiação, categoria, número de registro, validade, local e data de emissão.
Em seguida, é realizado um processamento que elimina distorções, a fim de aprimorar as informações presentes no documento, o que ajuda a aumentar as chances de sucesso na identificação dos dados. Posteriormente, é realizado um Due Diligence com base nos dados extraídos da CNH. Esse processo ajuda a identificar pontos como:
- Informações do Motorista: CPF, nome, data de nascimento e filiação;
- Bloqueios: motivo, data, período de penalidade, CNH confiscada, documento de origem e data de liberação;
- Violações de trânsito: ID, órgão, data, descrição, placa do veículo, local, pontos da infração, lei violada, status da multa e responsável;
- Cursos: descrição, carga horária, categoria, número fiscal credenciado, CPF, início, fim, validade, modalidade, número de certificado e estado;
- Exames: descrição, categoria permitida, categoria solicitada, número fiscal, CPF, validade, local, nota, restrições, resultados, atualização e UF.
Além da extração de dados da CNH, o Full OCR tem a funcionalidade de extração automática das informações do CRLV (Licenciamento Digital de Veículos). Nesse processo, são coletados dados como: número, Renavam, exercício, CPF ou CNPJ, placa, chassi, local e data de emissão.
Assim como na análise da CNH, são eliminadas as distorções para maior efetividade da verificação. Em seguida, é realizado um Due Diligence com base na placa do veículo, apontando os seguintes dados:
- Informações do veículo que são comparadas com as que foram extraídas do CRLV;
- Informações técnicas;
- Restrições do automóvel;
- Débitos em aberto;
- Notificação de venda;
- Proprietário (com CPF/CNPJ e Nome/Razão Social).
Com todos os dados extraídos e analisados, as operações da área logística se tornam mais eficientes, garantindo um ecossistema mais seguro e menos vulnerável a possíveis fraudes.