Compliance e onboarding digital em harmonia para prevenção à fraude
As duas áreas são essenciais para as empresas e devem ser estruturadas em conjunto.
-
-
Samuel Link
Head Comercial • 1 de novembro de 2022 às 11:30
A chegada de novos clientes é fundamental para que qualquer negócio consiga prosperar, e nesse processo, investir em estratégias que facilitem a jornada cadastral, tornando-o mais ágil e menos burocrático, faz uma grande diferença, de modo que os clientes se sintam à vontade para concluir de forma efetiva, sem qualquer transtorno em seus cadastros e se associarem à marca.
Para Samuel Link , Head Comercial , o compliance exige um trabalho rigoroso e de muita cautela entre os colaboradores, a fim de fazer com que a empresa cumpra todas as legislações, procedimentos e normas estabelecidas pelos órgãos regulatórios, evitando que ela tenha qualquer problema de natureza jurídica.
Além disso “é fundamental que a empresa tenha como ponto de partida o envolvimento e engajamento de todos os colaboradores na adoção de boas práticas para fortalecer a organização como um todo, prevenindo futuros desgastes diante dos diferentes stakeholders”, conclui Samuel.
Como conciliar essas duas áreas dentro da companhia?
Ao mesmo tempo em que é preciso oferecer uma experiência positiva e simplificada para o usuário, a empresa também deve lidar com um alto volume de dados, analisando-os de forma cuidadosa para garantir a segurança do negócio e de seus clientes.
Vale reforçar a importância dessa estratégia, levando em consideração, principalmente, o avanço de movimentações no ambiente digital. Para se ter uma ideia, no caso de movimentações financeiras, por exemplo, o volume de transações digitais no mundo deve aumentar em mais de 80% até 2025, podendo chegar a quase 2 trilhões de transações por ano. Até o final de 2030, esse total deve quase triplicar, segundo uma pesquisa realizada pela consultoria PWC.
Para que a empresa consiga bons resultados na estratégia, elencamos alguns itens importantes a serem considerados. Acompanhe!
1. Experiência do cliente
O avanço cada vez mais rápido da era digital tem exigido das empresas serviços e produtos que ofereçam mais autonomia e agilidade aos usuários. Aliás, as áreas de UX (User Experience, ou Experiência do
Usuário em português) têm ganhado destaque entre as organizações nos últimos anos, sendo um dos pré-requisitos para o desenvolvimento de novas soluções. Nesse contexto, o desafio é entender toda a jornada do cliente, oferecendo um processo simplificado, atrativo e rápido.
2. A questão do compliance
Processos transparentes também são uma das principais exigências entre os clientes. Sendo assim, fazer com que as operações sejam realizadas de maneira clara e coerente evita fiscalizações rígidas e multas altíssimas dos órgãos reguladores. Isso é, sem dúvidas, a porta de entrada para estar em compliance e, automaticamente, aumentar o nível de identificação da empresa com seus clientes.
3. O papel da tecnologia
Sim, a tecnologia é o principal motor que faz as duas frentes atuarem de forma harmônica. Quando pensamos no onboarding, hoje, existem diversas ferramentas que fazem desse processo mais rápido, eficiente e seguro. Além disso, essas mesmas soluções, ao serem desenvolvidas, passam por uma longa análise no que diz respeito ao tratamento e privacidade de dados. Muitas não armazenam as informações de um usuário durante o processo de onboarding, por exemplo.
Além das soluções tecnológicas, as empresas devem considerar o desempenho dos profissionais, pois é importante que todo o time esteja totalmente alinhado às estratégias estabelecidas pela organização. Com isso, os resultados serão sentidos imediatamente, com a empresa oferecendo a melhor experiência aos usuários, por meio de processos ágeis, seguros e em compliance.
Quer saber como aplicar um onboarding eficiente em sua organização? Acione agora mesmo um de nossos especialistas e conheças nossas soluções para onboarding digital embarcadas em transparência e compliance.