Compliance e transparência dentro da cultura organizacional
Estabelecer ética e boas práticas de conduta se tornam determinantes para o contexto empresarial contemporâneo
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Samuel Link
Head Comercial • 17 de outubro de 2022 às 10:00
Uma pauta que vem ganhando cada vez mais força dentro do ambiente corporativo é a necessidade de estar em compliance. O termo significa estar aderente às normas internas e externas da empresa, como no caso de políticas, normativas, leis e regulamentos, por exemplo. É importante compreender que, mais do que uma imposição jurídica, as práticas de compliance estão relacionadas à construção de uma cultura empresarial ética.
Como aplicar as melhores práticas de compliance dentro da cultura organizacional?
Pode até parecer uma questão complexa, que exige diversas modificações no dia a dia e operações da companhia.
No entanto, segundo Samuel Link , Head Comercial , é fundamental que a empresa tenha como ponto de partida o envolvimento e engajamento de todos os colaboradores na adoção de boas práticas e um código de conduta, com a finalidade de fortalecer a organização como um todo e, assim, prevenindo um possível desgaste em sua reputação diante dos diferentes stakeholders.
“O desenvolvimento de boas práticas só é possível quando os gestores abrem espaço para que os profissionais expressem seus pontos de vista, acusando, inclusive, possíveis problemas e desvios de conduta dentro do ambiente interno” conclui o gestor comercial da Nextcode
Compliance e transparência
Uma cultura organizacional alinhada às melhores práticas no mundo corporativo, tem influência direta no valor e imagem da empresa perante o mercado. Por isso, estabelecer diretrizes técnicas e éticas claras, evitam atalhos e más condutas que nem sempre estão em conformidade com as normas, e que podem colocar a organização e as pessoas em risco.
Mesmo que não haja punição prevista em lei, estabelecer um ambiente ético e transparente é determinante e deve ser incorporado dentro da organização. Essa estratégia tem como objetivo trabalhar numa mudança de mindset de todos os profissionais, para que eles realmente compreendam que não é necessário haver punições para agir de tal maneira.
Como estruturar um programa de compliance
Diante da importância de uma cultura de compliance, existem alguns processos fundamentais de como estruturá-lo. Entre eles:
- Garantir que esse programa de compliance seja transmitido a todos os colaboradores e fornecedores de serviços
- Atuar como um líder, ajudando a sanar todas as dúvidas dos profissionais relacionadas ao tema;
- Desenvolver processos e códigos de conduta transparentes.
Contar com plataformas digitais de validação automática de dados cadastrais, como o Onboarding Digital da Nextcode, é uma excelente estratégia para gestão das informações recebidas pelos usuários, tornando o processo mais ágil e eficiente, permitindo que apenas clientes genuínos sejam aceitos. Um processo rápido, preciso, e que leva poucos segundos.
A ampliação destes métodos de checagem na esteira do onboarding digital também se torna essencial para maior segurança durante a validação cadastral, e por trazer dentre os principais benefícios:
- Redução de custos
- Prevenção a fraudes
- Mitigação de riscos
- Difusão de valores institucionais
- Aprimoramento da governança corporativa.
Para finalizar, é importante compreender que, para o sucesso de um programa de compliance, é necessário que os líderes estabeleçam um acompanhamento contínuo, averiguando a atuação dos profissionais e estabelecendo, sempre, as melhores práticas corporativas. Neste sentido, não se envolve apenas a adequação a leis anticorrupção, normas e regulamentos, como prioriza um caminho único para o sucesso das empresas.