Conta Digital: cuidados que os bancos precisam ter
Como abrir uma conta digital? Quais são os cuidados e burocracias enfrentadas pelas instituições?
-
-
Marcelo Rossi
Head de Marketing • 27 de abril de 2020 às 10:27
Os bancos digitais chegaram com força no Brasil e têm ganhado espaço devido à oferta de serviços ágeis, à praticidade nas operações e tarifas atraentes (ou inexistentes).
Para os clientes, os benefícios são diversos, como redução de custo, maior praticidade com transações feitas 100% online e pelo celular, cartões de crédito e débito muitas vezes internacionais, sem anuidade, além de saques na rede 24 horas. A simplicidade de todo processo de cadastro com uso de tecnologia é mais uma vantagem atrativa.
Tudo isso fez com que grande parte dos consumidores migrassem para os bancos digitais, muitas vezes, fechando suas contas nos bancos tradicionais, o que abriu os olhos dessa instituições. Agora, elas buscam digitalizar as suas contas e reduzir burocracias e custos para conquistar o cliente de volta.
Mas antes de abrirem suas contas digitais, as instituições devem cuidar da segurança nos processos e seguir alguns cuidados básicos:
Big data e Analytics
Com o big data é possível gerar análises importantes sobre o perfil e o comportamento financeiro dos clientes. Os bancos que oferecem contas digitais precisam estar atentos às dores e queixas de seus consumidores ? e a análise dos dados pode ajudar.
Dessa forma, criam produtos e serviços atuais, a fim de fidelizar o consumidor com soluções personalizadas, tudo em uma plataforma 100% digital, com conforto e segurança.
Relacionamento descomplicado
Não há como abrir uma conta digital sem desenvolver canais de atendimento online e descomplicados. Ter uma proposta moderna para os canais de relacionamento fará com que o cliente sinta que seus problemas ou dificuldades estão sendo tratados de maneira transparente e eficiente. Para tanto, a instituição pode recorrer à inteligência artificial para um primeiro atendimento, seguida de atendentes treinados, sem fazer uso de scripts prontos.
Confira os desafios de pequenas empresas financeiras
Marketing
Onde está o consumidor das contas digitais? Na internet. Dessa forma, as ações dos bancos devem ser voltadas à rede. Campanhas que gerem identificação com o cliente em canais que ele frequenta são boas pedidas. Além disso, é preciso personalizar as ações para que o cliente se sinta realmente especial.
Segurança
A implantação de uma conta digital deve ser pensada com cautela e só ser colocada em prática após a instituição ter um sistema seguro e atualizado para guardar os dados de seus clientes. É preciso ainda obter autorização do Banco Central para funcionar como um banco ou conta de pagamento.
Cadastro inteligente e rápido
O processo de onboarding digital ajuda as empresas financeiras a capturar os dados de seus clientes, garantindo um cadastro rápido e seguro, com checagem de dados e verificação de identidade digital.