Contas abertas de forma digital passam por fiscalização do Banco Central

Medida iniciada no mês de agosto no sistema financeiro, busca fragilidades no processo de abertura de contas digitais

  • Foto de Wesley Santos
  • Wesley Santos

    Perito em Documentoscopia, Grafoscopia e Comparação Facial • 7 de outubro de 2022 às 11:30

capa

O desenvolvimento das fintechs e de outras instituições de pagamento não tradicionais, movimentam o mercado de modo que mais usuários aderem a esses novos métodos de transações.

De acordo com a W Fintechs, em fevereiro de 2017 existiam 244 empresas do segmento no país, sendo que agora esse número subiu para mais de 1.466, estimulando as transações de forma digital. O Brasil está entre os três países com maior participação de clientes, à frente de economias maiores, como os Estados Unidos, a Alemanha e o Reino Unido, por exemplo.

Responsabilidade dos bancos e fintechs na validação de abertura de contas digitais

O Banco Central instaurou no mês de agosto, uma fiscalização no sistema financeiro, solicitando o envio de dados sobre contas fraudadas a partir de janeiro de 2021, na busca por fraudes devido a possíveis fragilidades no processo de abertura de contas digitais.

Segundo matéria do Blog BG, o Banco Central permite a abertura de contas de forma digital, porém é de responsabilidade dos bancos e fintechs atestarem se a pessoa que está abrindo uma conta digital é a proprietária da documentação enviada, para a comprovação da identidade. Ou seja, é determinante que a pessoa prove quem ela diz ser.

Nextcode está preparada para apoiar as instituições

Uma das grandes estratégias para realizar a validação de usuários de forma segura, rápida e de alta precisão, é contar com soluções especialistas em onboarding digital que contenham uma série de verificações para comprovar que o solicitante é realmente quem diz ser, além de atestar que ele não conta com qualquer tipo de pendência ou irregularidade em seu nome.

imagem de ganho de produtividade e precisão no processo de onboarding digital

Diante deste cenário, Wesley Santos , Perito em Documentoscopia, Grafoscopia e Comparação Facial , destaca a Documentoscopia Automatizada para este contexto “a solução verifica por meio de imagem se o documento enviado é falso, ou sem sinais de irregularidades, de acordo com a metodologia técnico-científica”.

Com a utilização de técnicas de inteligência artificial para identificar padrões e realizar as conferências nos documentos, a Documentoscopia Automatizada consegue uma verificação muito rápida, com um feedback sobre a verificação. Em poucos segundos, são averiguadas informações contidas no próprio documento, tal como a imagem da pessoa, perfuração, dados do órgão emissor, espaços, brasão, composição da escrita, formato de gráfica, dados variáveis e a assinatura do dirigente.

Dentre os principais benefícios da Documentoscopia Automatizada, temos:

Entre os processos oferecidos pela Nextcode para onboarding digital, vale destacar as seguintes soluções que impactam diretamente na luta contra as tentativas de golpes digitais e prevenção à fraudes:

Classificador de documentos

Full OCR

Comprovante de residência

Background Check

Facematch

Liveness Detection

Como conclusão, Wesley ainda ressalta a importância de valorizar os esforços para a segurança e a gestão de dados durante o processo de validação cadastral de novos clientes, aos quais a Nextcode tem em seu DNA, aplicando soluções estratégicas como o onboarding digital, para que apenas clientes válidos sejam realmente aceitos.