Dado é o novo petróleo. Como garantir sua segurança?

Segurança de informações sensíveis é fundamental para evitar possíveis vazamentos ou roubo de dados.

  • Foto de Samuel Link
  • Samuel Link

    Head Comercial • 26 de abril de 2022 às 10:45

capa

A frase, originalmente em inglês, “data is the new oil”, que destaca a importância dos dados em comparação ao petróleo, foi uma inspiração do matemático londrino, especialista em ciência de dados, Clive Humby. O conceito tem agitado o mundo dos negócios ao longo dos últimos anos, de modo que passou a ser popularmente utilizado entre consultores, executivos e profissionais ligados à transformação digital.

Não à toa, 93% das empresas brasileiras reconhecem a importância dos dados, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Grupo Toccato. Além disso, outros 97% revelaram tomar decisões com base nesses insumos. O levantamento contou com a participação de 170 empresas privadas e órgãos públicos de diferentes segmentos, sendo a maioria dos entrevistados analistas, gerentes, coordenadores e diretores, além de outras posições que lidam diretamente com dados.

Tendo em vista a importância dos dados para o dia a dia das empresas, manter essas informações seguras também é um pilar fundamental para os negócios, evitando possíveis vazamentos ou roubo de informações por meio da internet. Pensando nisso, como desenvolver um mecanismo robusto de segurança?

Segurança de dados em um universo conectado

Todas as empresas lidam com um alto volume de dados de várias fontes, como dos fluxos financeiros, dos funcionários ou dos clientes, por exemplo. Diante deste contexto, para evitar que essas e outras informações sejam vazadas e disponibilizadas na internet, se tornou imperativo desenvolver processos e sistemas de proteção de arquivos, bancos de dados e contas em uma rede.

Deste modo, à medida em que sistemas de segurança são implementados e a empresa estabeleça boas práticas de uso dos dados, a organização alcança benefícios significativos. O aumento do nível da inteligência competitiva, da segurança da informação e da adequação às legislações vigentes - como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), são apenas alguns dos vários exemplos. Sendo assim, para promover a segurança digital alguns pontos são determinantes, como:

BÔNUS: segurança na análise de informações e verificação cadastral

Em um processo de validação cadastral, no caso dos segmentos financeiro, varejo ou e-commerce, por exemplo, muitas informações dos usuários são disponibilizadas para análise. Nesse processo, para uma verificação rápida, segura e eficiente, contar com as melhores soluções de onboarding digital é indispensável.

Nós, da Nextcode, desenvolvemos uma série de sistemas que utilizam conceitos de Inteligência Artificial, Machine Learning e Analytics, garantindo um retorno rápido para a tomada das melhores decisões. Não deixe de conhecer nossas soluções.