Facematch: sua importância para o onboarding digital

Etapa fundamental do onboarding digital, o processo faz comparações entre documento de identidade e selfie para validar se a pessoa é quem diz ser

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    Head Comercial • 29 de março de 2022 às 09:13

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A aplicação de soluções para onboarding digital tem revolucionado o modo de realizar cadastros de novos clientes. Seja no setor financeiro, varejo ou logístico, por exemplo, para concluir esse processo de cadastramento, é necessário executar uma série de etapas, a fim de evitar que qualquer indício de fraude passe despercebido.

Sendo assim, dois processos complementares no onboarding são a Prova de Vida e o Facematch. A primeira busca detectar expressões faciais, modelagem e formato de rosto durante uma validação, comprovando que a pessoa que está com a face no verificador é uma pessoa real e não uma imagem estática ou máscara de fraude. Com a aprovação ou recusa em tempo real, a solução, também conhecida como Liveness Detection, combate fraudes sofisticadas em uma média de dois segundos, analisando se a imagem se trata de uma pessoa viva ou de fotos ou vídeos.

Já o Facematch é realizado com o apoio de tecnologias de reconhecimento facial, autenticando, por meio de comparações entre faces, se aquele usuário é realmente quem diz ser. Esse processo faz a comparação automática da face registrada em uma selfie com a foto da pessoa no documento, assim, ajuda a evitar que um usuário qualquer capture uma foto com o documento de outra pessoa na hora de fazer o cadastro no sistema.

Benefícios do Facematch

Fazendo uma análise automática, em que são comparadas as imagens de uma selfie e de um documento de identidade, a ferramenta aumenta a confiança e segurança no onboarding, além de diminuir os riscos de fraude, como no caso de quando uma pessoa tenta se passar por outra.

Além disso, por se tratar de um processo automático, a solução tem extrema importância para agilizar toda a etapa de validação, uma vez que não precisa passar por uma análise manual na mesa de operações das empresas assim que o documento é recebido. A automação ajuda, ainda, a extinguir a chance de possíveis erros humanos, tendo em vista que a tecnologia pode detectar possíveis indícios de fraudes que passariam despercebidas se analisadas a olhos nu.

Por que combinar diferentes soluções no onboarding?

Conforme vimos anteriormente, tanto a Prova de Vida quanto o Facematch ajudam a detectar indícios de ações fraudulentas por meio de imagens e verificação facial. No entanto, o avanço da tecnologia tem possibilitado o aumento e sofisticação das fraudes, de modo que existem diversas outras maneiras de cometer crimes digitais durante o processo de validação cadastral.

Para se ter uma ideia, no ano passado, o prejuízo com crimes virtuais em todo o mundo chegou aos 6 trilhões de dólares, equivalendo a quatro vezes o PIB brasileiro em 2020. Os dados foram divulgados pelo relatório “Atividade Criminosa Online no Brasil”. Durante o período, o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques hacker.

Diante desse contexto, investir em outras soluções para onboarding digital é essencial para garantir cada vez mais segurança em cada etapa de verificação. Isso porque, no caso de um documento que tenha sido adulterado, por exemplo, será necessário contar com outro sistema que consiga identificar essa infração. Vale ressaltar que um dos crimes mais populares atualmente é a utilização de um documento original com a montagem de fotos de terceiros.

Para apoiar sua empresa, nós, da Nextcode, contamos com diversas soluções completas para todo o processo de onboarding digital. A fim de identificar o que é realmente genuíno, analisamos mais de 2 milhões de documentos mensalmente, em um tempo médio de processamento de 13 segundos. Com nossas tecnologias, que utilizam conceitos de Inteligência Artificial, Machine Learning e Analytics, conseguimos verificar mais de 80 tipos diferentes de documentos, com uma precisão de 95% nas imagens analisadas.