KYC - Know Your Customer: entenda a importância desse conceito

Saiba como as empresas podem desenvolver uma análise de documentos confiável com base nas informações coletadas de seus clientes

  • Foto de Marcelo Rossi
  • Marcelo Rossi

    Head de Marketing • 2 de abril de 2020 às 10:15

capa

Com maior confiança nos processos digitais, os consumidores estão aceitando melhor a ideia de ter a análise de documentos feita por empresas de serviços financeiros, como os bancos digitais, no momento de cadastro.

Um estudo realizado pela IDC apontou que, nos últimos anos, devido à entrada das novas tecnologias, houve mudança significativa nos hábitos de consumo de serviços financeiros. No Brasil, 61% das pessoas usam os meios digitais para realizar pagamentos, compras e transações online.

O crescimento das fintechs fez também com que o processo de onboarding digital se ampliasse. Afinal, o cadastro online, a checagem de dados e outros processos de segurança são imprescindíveis para o funcionamento desses sistemas. Dessa forma, a empresa obtém mais informações sobre o perfil e os interesses de seus clientes facilitando a comunicação posterior.

O conceito chamado Know Your Customer (KYC), ou seja, Conheça Seu Cliente, é bastante relevante para o crescimento dos negócios e serviços. Trata-se da adoção de políticas rigorosas com uso de tecnologia para captar e fazer a análise de documentos dos clientes. Um exemplo prático e aplicável de KYC é o background check. Seu uso é estratégico e urgente. Saiba mais:

Background check

O background check faz parte do processo de onboarding digital. É o momento em que os dados captados são conferidos e comparados com as bases públicas, cartórios e bureaus. São verificados: nome, data de nascimento, telefone, filiação, renda, protestos e outras informações.

Essa etapa faz com que a empresa consiga realizar com maior precisão a análise do perfil do consumidor, sendo possível oferecer o melhor serviço a ele. A Nextcode tem parceria com a Neoway e a TransUnion para o processo de onboarding.

LGPD

Quando faz a coleta de dados a empresa precisa se responsabilizar por eles, evitando sua divulgação a pessoas não autorizadas, a fim de proteger as informações pessoais de seus clientes. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) garante a segurança para o consumidor e faz com que as empresas invistam em sistemas mais estáveis e modernos.

Transparência

A transparência também aumentou com a LGPD. Agora, as empresas precisam expor que tipo de uso farão dos dados pessoais coletados, garantindo melhor experiência e privacidade ao cliente.