O onboarding digital vai muito além da abertura de contas

Popularmente aplicadas ao segmento financeiro, as soluções para onboarding podem trazer benefícios para diversos outros segmentos de mercado.

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    Head Comercial • 23 de novembro de 2022 às 11:00

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O mercado de tecnologia é um dos que mais vem crescendo nos últimos anos, desenvolvendo soluções, sistemas e processos que facilitam o dia a dia de empresas e da população de modo geral. Para se ter uma ideia, os gastos mundiais com TI totalizarão uma média de US$ 4,6 trilhões em 2023, o que representa aumento de 5,1% em relação a 2022, de acordo com a última previsão do Gartner. Nesse sentido, as demandas por TI no próximo ano devem se fortalecer à medida que as empresas avançam em suas estratégias de negócios digitais.

Entre os mais diversos sistemas tecnológicos que aprimoram as operações organizacionais, a utilização dessas ferramentas no processo de validação cadastral de novos clientes por meio do onboarding digital é um ótimo exemplo. Nesse sentido, o onboarding digital tem como propósito aplicar tecnologias que permitem um maior nível de automação nos processos de coleta, validação, armazenamento e gestão das informações recebidas pelo usuário durante a realização de um novo cadastro.

Quando pensamos no setor financeiro, por exemplo, a tecnologia tem apoiado de diversas maneiras, aumentando a produtividade, tornando as instituições mais eficientes em seus processos cadastrais e, principalmente, aprimorando a segurança das informações dos usuários. No entanto, vale reforçar que o onboarding digital vai muito além do segmento financeiro, sendo determinante para outros setores da economia.

Por que contar com soluções de onboarding digital?

Para Samuel Link , Head Comercial , independentemente do segmento de atuação, contar com a digitalização do onboarding durante o processo de verificação cadastral pode trazer grandes benefícios às empresas e seus consumidores/usuários, como a agilidade e segurança, além de tomadas de decisões mais assertivas, baseadas em dados concretos. Um exemplo da aplicação da tecnologia é no segmento logístico.

Nesse sentido, soluções que apoiam na extração de dados ajuda a tornar as operações do setor mais seguras e eficientes. Durante o processo de verificação, que é conhecido como Full OCR, são extraídas informações como nome, RG, CPF, data de nascimento, filiação, categoria, número de registro, validade, local e data de emissão. Com isso, é possível identificar mais facilmente informações sobre um motorista, bloqueios e pendências em seu nome, violações de trânsito e assim por diante.

A mesma tecnologia é fundamental para o segmento do varejo. Com a expansão das vendas pelo e-commerce, sem um sistema automatizado é difícil para as empresas detectarem possíveis operações ilegais durante a realização de um novo cadastro. Com isso, muitos criminosos acabam utilizando a informação de terceiros para realizar compras, por exemplo. Além disso, sem um sistema robusto de segurança digital, é mais simples para um hacker roubar ou vazar informações sensíveis dessas empresas.

Os benefícios por trás do onboarding digital

Entre as principais vantagens de contar com o onboarding digital, é indiscutível o ganho em agilidade, uma vez que todo processo de verificação é realizado em poucos segundos. Isso impacta diretamente em uma melhor experiência do cliente que, devido a essa rapidez, conta com um retorno quase que imediato. Além disso, outros pontos de destaque são:

Há, ainda, uma série de outros benefícios advindos de tecnologias para onboarding digital, independentemente do segmento de atuação da empresa. Sendo assim, o mais importante é contar com uma solução robusta e de credibilidade, que garanta processos seguros e transparentes, apoiando a organização em possíveis atividades ilícitas no ambiente digital.

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