O que as pessoas esperam quando entram em uma conta digital?
Entre os principais fatores, a segurança digital é indispensável para manter as informações dos usuários seguras
-
-
Luiz Penha
Head de Operações e Infraestrutura de TI • 12 de abril de 2022 às 09:00
O número de abertura de contas digitais tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. Funcionando de maneira totalmente digital, essas instituições, conhecidas como fintechs, são empresas especializadas em serviços financeiros, oferecendo diversas funcionalidades para seus clientes, como a abertura de conta online 100% gratuita, ausência de taxas para transferências, disponibilidade de linha de crédito, investimentos em CDB, CDI, LCI, Cashback e assim por diante.
Para se ter uma ideia, o Brasil tem uma das maiores adesões a bancos digitais do mundo, ocupando a terceira posição do mundo. A pesquisa realizada em 28 países pelo banco digital N26, em parceria com a Accenture, mostrou que 44% dos entrevistados contam com contas digitais. Além disso, o Brasil está entre os três países com maior participação de clientes e com crescimento mais rápido na adesão do modelo financeiro digitalizado, à frente de economias maiores, como os Estados Unidos, a Alemanha e o Reino Unido, por exemplo.
Diante deste cenário em que mais usuários investem em instituições digitais, o número de fintechs também cresce proporcionalmente. Sendo assim, com tantas empresas operando no mercado, se torna mais difícil escolher o banco digital que apresente as melhores vantagens de acordo com a necessidade de cada pessoa. Afinal, o que esperar ao adquirir uma conta digital?
Fatores determinantes para essa escolha
O número de ofertas e benefícios disponibilizados é, sem dúvidas, um dos primeiros atrativos para a escolha de uma abertura de conta. Nesse quesito, as startups brasileiras têm garantido uma série de serviços que facilitam o dia a dia os usuários ao alcance das mãos. Isso porque, por se tratar de uma plataforma digital, é possível que as pessoas acessem suas informações e realizem transações bancárias por meio de seus smartphones. Entre os principais benefícios, vale citar:
- Ausência de taxas para transferências e serviços básicos;
- Investimentos em tesouro direto, CDB, LCI e poupança;
- Serviços como seguros, financiamentos, câmbio e consórcio;
- Contas Pessoa Jurídica;
- Cartões internacionais (tanto na versão física quanto virtual).
Segurança digital é primordial
Outro aspecto de extrema importância analisado pelo usuário é a segurança digital daquela instituição financeira. Afinal, diversas informações sensíveis são compartilhadas na plataforma e, para evitar o vazamento desses dados, contar com um sistema robusto e seguro é indispensável.
Além disso, o processo de onboarding digital durante a abertura de novas contas deve ser estruturado a base de tecnologias de verificação facial, de documentos, análise das informações enviadas e assim por diante, proporcionando uma verificação rápida e segura. Esse ponto é de extrema importância para as duas partes, uma vez que garante à instituição financeira maior percepção de indícios de fraudes e envio de informações incorretas dos usuários.
Em relação ao correntista, a agilidade traz satisfação, fazendo com que ele permaneça nesse processo de abertura de conta. Além disso, cada etapa do onboarding traz um sentimento de segurança em relação às informações que estão sendo disponibilizadas.
Por fim, vale enfatizar que a segurança que a instituição financeira transmite ao usuário é um dos principais aspectos durante a escolha do banco virtual. O onboarding digital, por sua vez, exerce um papel determinante no processo de validação cadastral, de modo que diversas soluções digitais ajudam a trazer cada vez mais segurança e estabilidade.
Nós, da Nextcode, contamos com uma série de procedimentos que ajudam a elevar o nível do seu onboarding. Não deixe de acionar um de nossos especialistas para verificar como podemos ajudar sua instituição!