Qual a experiência do consumidor com o Open Finance?
Entenda como o novo sistema desenvolvido pelo Banco Central do Brasil traz benefícios aos usuários de serviços e produtos financeiros.
-
-
Samuel Link
Head Comercial • 7 de março de 2023 às 10:45
A fim de trazer mais inovação ao sistema financeiro, promovendo a concorrência e melhorando a oferta de produtos e serviços do setor, o Banco Central do Brasil desenvolveu o Open Finance, também conhecido como Sistema Financeiro Aberto. Com a iniciativa, cria-se a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo BCB, além da movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas, de forma segura e ágil.
O Open Finance é a expansão do Open Banking. A mudança de nome ocorreu com o intuito do Banco Central de trazer mais abrangência às operações, uma vez que o Sistema Financeiro Aberto inclui não apenas informações sobre produtos e serviços financeiros mais tradicionais (como contas e operações de crédito), mas também dados relacionados ao mercado de câmbio, credenciamento, investimentos, seguros e previdência.
Open Finance impacta o mercado e o consumidor final
Com a criação do Open Finance, uma pessoa poderá, na prática, utilizar suas informações disponíveis em uma instituição financeira para contratar outros serviços, como seguros ou planos de credenciamento, tendo acesso às melhores condições, mesmo que vindas de outras empresas, que também participam do sistema. Além disso, outra vantagem é contar com opções diferenciadas de investimentos.
Sendo assim, o novo sistema impacta tanto os consumidores quanto as organizações do segmento financeiro, empoderando os usuários para que tenham produtos e serviços disponibilizados em diferentes instituições, além de promover a competitividade entre as empresas que fornecem os produtos e serviços. Isso porque, com os usuários liberando o compartilhamento de seus dados, as organizações conseguem se relacionar com um número maior de consumidores, mesmo que eles nunca tenham feito parte de sua carteira de clientes.
Samuel Link , Head Comercial , revela que independentemente do segmento de atuação, e dentre destes, destacamos o setor financeiro, a verificação cadastral traz grandes benefícios às empresas, como a segurança, e uma incrível experiência dos usuários devido a agilidade e fluidez. E falando de tecnologia, a tendência é que se desenvolva um ambiente de inovação na prestação de serviços e produtos financeiros, com a expansão de ofertas em condições mais atrativas e taxa de juros reduzida, por exemplo.
Compartilhamento de dados financeiros
Sem dúvidas, o compartilhamento dos dados dos consumidores é uma das preocupações com o Open Finance. Afinal, o sistema garante a segurança dessas informações?
Vale reforçar que, de acordo com o BCB, o compartilhamento ocorre apenas entre instituições participantes do Open Finance. As informações, por sua vez, devem ser utilizadas sempre com finalidades determinadas e por um prazo específico. Além disso, para que esse compartilhamento aconteça de fato, é necessária a autorização do titular dos dados, sendo que é possível cancelar essa autorização a qualquer momento e em qualquer instituição que faça parte desse sistema de compartilhamento.
Por fim, vale reforçar que, além de promover a competitividade entre as empresas do segmento financeiro e gerar mais oportunidades aos consumidores, o Open Finance melhora a experiência no uso desses produtos e serviços ofertados, com soluções que ajudam as pessoas a controlarem suas vidas financeiras de maneira mais prática. Novos negócios, transações mais transparentes e o consumidor no centro de todas as suas operações financeiras.
Gostou desse conteúdo? Não deixe de acompanhar nosso blog e fique por dentro de todas as novidades relacionadas à inovação do segmento financeiro.