Como extrair insights estratégicos com o onboarding digital?
Entenda como a aplicação da tecnologia no onboarding ajuda a identificar informações inconsistentes e evitar falhas durante a realização de um novo cadastro.
-
-
Samuel Link
Head Comercial • 17 de janeiro de 2023 às 10:30
Sem dúvidas, o onboarding é uma das etapas mais importantes para a empresa estabelecer um bom relacionamento com seu cliente. Afinal, é ali, no primeiro contato, que a companhia já consegue causar uma boa impressão, definindo processos ágeis, seguros e dinâmicos de integração.
A desistência durante a realização do cadastro ainda é um gargalo que atinge muitas empresas, especialmente no setor financeiro, que contam com processos burocráticos e pouco efetivos. O onboarding é um instrumento de alta relevância para as empresas.
Uma vez que nessa fase são coletados documentos e informações pessoais, esses dados são analisados, de modo que a companhia consegue acompanhar o perfil daquele potencial cliente, todas suas informações e históricos e, até mesmo, tentativas de fraudes de identidade.
Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo “Pesquisa do Consumidor 2022 - Fraude, identidade e banco digital”, da FICO, realizado com 14.000 consumidores em 14 países,3,8% dos brasileiros entrevistados afirmam ter tido a identidade roubada por um criminoso. Em números absolutos, a porcentagem representa mais de 6 milhões de vítimas.
Diante desse contexto, como obter insights para detectar essas possíveis tentativas de fraude? A resposta está na tecnologia!
Como funciona o onboarding digital?
Samuel Link , Head Comercial , revela que independentemente do segmento de atuação, a digitalização do onboarding durante o processo de verificação cadastral traz grandes benefícios às empresas, como agilidade e segurança, além de tomadas de decisões muito mais assertivas, baseadas em dados. Muito além de otimizar a abertura de novas contas, o onboarding digital tem como propósito aplicar tecnologias que permitem um maior nível de automação nos processos de coleta, validação, armazenamento e gestão das informações recebidas pelo usuário durante a realização de um novo cadastro. Esse sistema ajuda áreas como a logística e o varejo, por exemplo.
Uma vez que todo o processo é digitalizado, o apoio se faz de diversas maneiras, como:
-
Aumentando a produtividade dos profissionais, que passam a ter autonomia para realizar outras demandas mais estratégicas;
-
Tornando as instituições mais eficientes em seus processos cadastrais, uma vez que a análise automatizada é feita em poucos segundos;
-
Aprimorando a segurança de análise das informações dos usuários. Com o apoio da tecnologia, é possível detectar indícios de fraudes que, vistos a olho nu, não seriam detectados;
-
Trazendo mais escalabilidade para toda a operação, que, com a solução certa, consegue analisar centenas de informações transacionadas em poucos minutos.
Processos do onboarding digital
Para uma validação completa, a esteira de onboarding digital da Nextcode conta com diversas etapas, garantindo mais segurança ao processo e evitando que possíveis falhas ou informações inconsistentes passem desapercebidas.
Além disso, o processo busca reduzir prazos, com uma verificação realizada em poucos segundos. Isso impacta diretamente na entrega ao cliente final, proporcionando uma UX (User Experience ou experiência do usuário, traduzida para o português) mais rica e simplificada.
O onboarding conta com as seguintes etapas:
Gostaria de conhecer nossas soluções para onboarding digital? Acione agora mesmo um de nossos especialistas.