Onboarding: o primeiro contato do cliente com a empresa

Entenda como o onboarding digital pode apoiar sua empresa a desenvolver um relacionamento genuíno e de segurança com seu cliente.

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  • Marcelo Rossi

    Head de Marketing • 22 de fevereiro de 2023 às 10:00

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O bom relacionamento com o cliente é um dos fatores mais importantes, senão, primordial para o sucesso de qualquer negócio. Esta relação com o usuário ajuda a empresa a construir uma base de clientes leais, melhorando sua reputação no mercado, e por consequência, isso tem impacto direto no aumento das vendas e em um crescimento organizacional sustentável.

Para se ter um parâmetro, uma experiência satisfatória faz com que os clientes estejam dispostos a gastar mais. Foi o que revelou uma PwC Consumer Intelligence Series - Customer Experience, que destaca que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência do cliente.

Além disso, quando pensamos em Customer Experience, o CX também influencia as compras por impulso, visto que 49% dos consumidores alegam fazer compras por impulso depois de receberem uma experiência mais personalizada.

Diante deste cenário, existem muitas maneiras que devem ser trabalhadas em conjunto para melhorar o relacionamento da marca com seus clientes. Uma delas é fornecer serviços de qualidade que atendam às necessidades do cliente, tratá-lo com honestidade e transparência com as informações impostas, fornecer incentivos, como descontos, presentes e ofertas.

Especiais e, sobretudo, criar um ambiente de atendimento amigável, tratando-o com respeito, atenção e personalização. Ou seja, no primeiro contato com o usuário, o onboarding digital é uma ferramenta indispensável para otimizar e elevar a experiência dos usuários.

Atendimento rápido, seguro e eficiente

No processo de cadastramento de novos clientes, em que a empresa tem o primeiro contato com o usuário e deve, a partir daí, desenvolver uma relação de proximidade, o onboarding digital se apresenta como uma ferramenta essencial. Nesse sentido, o termo representa a aplicação de.tecnologias que permitem um maior nível de automação nos processos de coleta, validação, armazenamento e gestão das informações recebidas pelo usuário durante a realização de um novo cadastro. Dessa maneira, uma vez que conta com esses processos automatizados, a empresa ganha em agilidade e eficiência, identificando e analisando junto aos bancos de dados - entre outras etapas de checagem e Background Check - todas as informações recebidas, a fim de executar o cadastramento do cliente da melhor maneira possível. Nessa verificação, é possível acompanha, por exemplo, documentos.

Foco na experiência do cliente

Mesmo com as vantagens propostas às empresas, ao investir no onboarding digital, o grande beneficiado é o cliente. Com a agilidade da automação durante o processo de checagem, o usuário passa por uma experiência agradável e rápida. No caso de abertura de contas digitais, por exemplo, muitas pessoas acabam desistindo de concluir o cadastro devido ao excesso de etapas burocráticas e cansativas, que demoram uma eternidade. Com o onboarding digital, uma vez que a automatização está presente em todos os processos, o retorno é quase que imediato. A integridade e o próprio sucesso do negócio estão em risco. Gostou desse conteúdo? Conheça nossas soluções antifraude e estabeleça uma relação segura, eficaz e genuína com o seu cliente. Acione agora mesmo um de nossos especialistas.