Blog

Dado é o novo petróleo. Como garantir sua segurança?

Segurança Digital
Samuel Link
Head Comercial

Segurança de informações sensíveis é fundamental para evitar possíveis vazamentos ou roubo de dados.

26 Abril 2022 | Terça-feira 10h45
A frase, originalmente em inglês, "data is the new oil", que destaca a importância dos dados em comparação ao petróleo, foi uma inspiração do matemático londrino, especialista em ciência de dados, Clive Humby. O conceito tem agitado o mundo dos negócios ao longo dos últimos anos, de modo que passou a ser popularmente utilizado entre consultores, executivos e profissionais ligados à transformação digital. 

Não à toa, 93% das empresas brasileiras reconhecem a importância dos dados, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Grupo Toccato. Além disso, outros 97% revelaram tomar decisões com base nesses insumos. O levantamento contou com a participação de 170 empresas privadas e órgãos públicos de diferentes segmentos, sendo a maioria dos entrevistados analistas, gerentes, coordenadores e diretores, além de outras posições que lidam diretamente com dados.  

Tendo em vista a importância dos dados para o dia a dia das empresas, manter essas informações seguras também é um pilar fundamental para os negócios, evitando possíveis vazamentos ou roubo de informações por meio da internet. Pensando nisso, como desenvolver um mecanismo robusto de segurança? 

Segurança de dados em um universo conectado 

Todas as empresas lidam com um alto volume de dados de várias fontes, como dos fluxos financeiros, dos funcionários ou dos clientes, por exemplo. Diante deste contexto, para evitar que essas e outras informações sejam vazadas e disponibilizadas na internet, se tornou imperativo desenvolver processos e sistemas de proteção de arquivos, bancos de dados e contas em uma rede. 

Deste modo, à medida em que sistemas de segurança são implementados e a empresa estabeleça boas práticas de uso dos dados, a organização alcança benefícios significativos. O aumento do nível da inteligência competitiva, da segurança da informação e da adequação às legislações vigentes - como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), são apenas alguns dos vários exemplos. Sendo assim, para promover a segurança digital alguns pontos são determinantes, como: 

» Mapear os riscos ligados aos dados: nesse processo, é importante ter clareza sobre os riscos que a companhia corre associados aos seus dados. São riscos como panes tecnológicas, má prática no uso de dados e ataques cibernéticos, que são capazes de afetar as informações disponíveis e/ou colocar em perigo dados sensíveis da companhia; 

» Boas práticas de trabalho: uma parte dos problemas associados aos dados, como vazamento ou danos irrecuperáveis, são provenientes de práticas inadequadas de uso de dados no ambiente digital. Deste modo, a instrução dos colaboradores às melhores práticas é determinante. Ao aderir um comportamento alinhado por parte de todos os profissionais, evita-se possíveis envios de informações sigilosas ou acessos restritos; 

» Adoção de sistemas de segurança: atualmente, existe uma série de sistemas que apoiam a empresa na proteção de suas informações sensíveis. A utilização dessas soluções na nuvem, em plataformas online, garante ainda mais proteção dados, já que as informações ficam salvas em servidores externos, que são mais seguros e bem atualizados. Uma vez que essas ferramentas operam por meio da internet, é possível acessá-las sem precisar de registro em computadores desconhecidos, por exemplo. 

BÔNUS: segurança na análise de informações e verificação cadastral  

Em um processo de validação cadastral, no caso dos segmentos financeiro, varejo ou e-commerce, por exemplo, muitas informações dos usuários são disponibilizadas para análise. Nesse processo, para uma verificação rápida, segura e eficiente, contar com as melhores soluções de onboarding digital é indispensável.  

Nós, da Nextcode, desenvolvemos uma série de sistemas que utilizam conceitos de Inteligência Artificial, Machine Learning e Analytics, garantindo um retorno rápido para a tomada das melhores decisões. Não deixe de conhecer nossas soluções!
Oferecemos soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, análise 100% automatizada. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno.

O Onboarding Digital está em nosso DNA. Vem pro Time Nextcode!