Blog

Medidas e boas práticas de prevenção à fraude

Prevenção à Fraude
Samuel Link
Head Comercial

Uma das maiores preocupações do ambiente digital, as fraudes, relacionam-se às más práticas e falta de segurança.

24 Junho 2022 | Sexta-feira 10h45

A proteção contra possíveis fraudes, hoje, é um dos maiores desafios para o ambiente de negócios, por consequência, uma das maiores urgências para as empresas, visto que o número de práticas ilegais no ambiente digital só aumenta, tornando as organizações e pessoas ainda mais vulneráveis.

Vale destacar que existem diversos tipos de ataques que trazem prejuízos não apenas financeiros às empresas, mas também de imagem, com impacto direto na credibilidade da marca no mercado. Entre os métodos mais populares, os ataques por phishing cresceram 41% no Brasil em 2021. De acordo com uma pesquisa realizada pela Avast, que entrevistou mais de mil clientes, 55% relataram ter sofrido esse tipo de ataque no ano passado, contra 39% que fizeram esse tipo de relato em 2020.

Existe uma série de medidas que devem ser realizadas periodicamente que podem evitar iniciativas fraudulentas, tanto entre as organizações como no caso de pessoas físicas, e foi pensando nisso,  que separamos algumas dicas básicas, mas que são indispensáveis:

Em relação às pessoas físicas:

» Não clicar em links desconhecidos, não abrir e-mails suspeitos ou preencher informações sensíveis em sites que não são conhecidos;
» Ao criar senhas, evite combinações que sejam fáceis de serem descobertas, como datas de aniversário ou sequências numéricas;
» Habilite o desbloqueio de aplicativos por meio biometria ao invés de senhas
» Para saber se um site é confiável ou não, busque as informações de contato disponíveis nele;
» Ainda sobre os sites e lojas virtuais, pesquise sobre sua reputação em canais de atendimento ao consumidor;
» Habilite o envio de notificações do seu aplicativo do banco a cada nova compra realizada. Com isso, caso você seja vítima de alguma fraude, saberá antes mesmo da sua fatura chegar, aumentando as chances de reverter esse cenário.

Em relação às organizações:

» Escolha atentamente as soluções implementadas para evitar possíveis falhas ou danos nos sistemas operacionais;
» Realizar periodicamente auditorias de prevenção à fraude;
» Mesmo a tecnologia sendo uma ferramenta para possíveis ataques, ela também está a seu favor. Nesse sentido, existem recursos que podem ser aliados no combate às irregularidades, como no caso de soluções antivírus;
» Monitorar processos, identificar e corrigir pontos fracos da operação;
» Busque por sistemas robustos de proteção de dados e métodos de criptografia para garantir ainda mais segurança com informações sensíveis;
» Invista na capacitação dos colaboradores.

Diante de todo esse contexto, é importante lembrar que a prevenção é sempre a melhor forma de evitar possíveis vazamentos de dados ou fraudes, não importa o tamanho ou segmento de atuação da organização, precisam ter como fator vital para a sobrevivência no mercado. Por isso, contar com bons parceiros ajuda a trazer mais segurança, tanto na esfera corporativa ou em qualquer outro âmbito da sociedade.

Te convidamos a conhecer nossas soluções, que possuem em sua essência, o propósito de identificar o que é realmente genuíno. Temos soluções completas em verificação de identidade para prevenção à fraudes com precisão e verificação rápida, fazendo com que somente bons clientes sejam aceitos.

Oferecemos soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, análise 100% automatizada. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno.

O Onboarding Digital está em nosso DNA. Vem pro Time Nextcode!