Blog

A importância do comprovante de residência na validação cadastral

Onboarding Digital
Marcelo Longo
Head de Marketing

Entenda como a verificação correta do endereço durante a abertura de um cadastro, tem papel fundamental no combate a fraudes digitais.

20 Julho 2022 | Quarta-feira 10h00
No último ano, o Brasil registrou uma média de 3,7 tentativas de fraude por minuto durante o período entre 9h e 20h. De acordo com o estudo Device Fraud Scan 2022, as fraudes ocorridas nesse intervalo de tempo representaram 70% de todos os dados do país, sendo que, entre os setores mais impactados por cibercrimes, o departamento financeiro está no topo da lista. O levantamento aponta, ainda, que o horário com maior tráfego, 11h, é também o que acontece a maioria das tentativas de fraudes, cerca de 6,2% do total. Já entre 21h e 8h, a média cai para 1,6 ataque por minuto.

Conforme nos conta, o Head de Operações e Infraestrutura de TI na Nextcode, Luiz Penha "os dados acima chamam muita atenção dos segmentos econômicos, e da população de modo geral. Além disso, notamos um crescimento do número de ataques fraudulentos, sendo que, para minimizar este cenário, é fundamental a utilização de tecnologias nos processos de validação cadastral de novos clientes".

A aplicação de soluções que combatam fraudes, evitam que informações falsas ou dados de terceiros sejam enviados às empresas, de forma ilegal, pontua Luiz.

Por que fazer a validação de comprovantes de endereço?

Mesmo não sendo obrigatório o envio de informações de endereço na abertura e fechamento de contas, por meio da Res. nº 4.753 de 26 de setembro de 2019, do Banco Central do Brasil, em vigor desde o início de 2020, é por meio destas informações que muitos cibercrimes ainda acontecem. Ou seja, tal informação é importante para potencializar a verificação cadastral, o que torna mais assertivo o processo de prevenção à fraude, e também, para ter mais um canal de comunicação com o usuário.

Por exemplo, no caso da contratação de serviços, uma vez que o fraudador tem acesso às informações, ele consegue construir uma identidade falsa a partir dos dados. Se a vítima não possui histórico de crédito negativo ou pendências financeiras, a partir daí é possível abrir uma conta de telefonia, o que geraria um comprovante de residência falso e, com isso, possibilitando que novas oportunidades de golpe aconteçam.

Com atuação em várias frentes, quando o assunto é funcionamento estrutural, monitoramento, segurança e o uso adequado de dados sensíveis, Luiz Penha ainda alerta "A utilização de comprovantes residenciais verificados de forma incorreta, podem ainda servir para outros tipos de golpes, como transferências eleitorais, compras na internet com falsos pagamentos, solicitação de crédito, e assim por diante".
 
Solução
Nextcode possui uma tecnologia para extração e validação do endereço nos correios

Para evitar transtornos, realizar a validação dessa informação é essencial. Para tanto, você precisa contar com soluções tecnológicas que garantam, sobretudo, segurança e agilidade durante o processo de verificação, como é o caso da solução Comprovante de Residência da Nextcode. Com a utilização desta solução em sua empresa, somam-se benefícios, tais como:

» Extrair dados e validar o endereço direto nos Correios; 
» Melhorar a experiência de uso para o cliente final durante a checagem; 
» Simplificação durante o preenchimento de campos de formulários; 
» Eliminação de erros de digitação. 

Para entender um pouco mais sobre nossa solução para validação do comprovante de endereço direto dos Correios, e também, de como podemos ajudar sua empesa em identificar o que é realmente genuíno, acione agora mesmo um de nossos especialistas para uma conversa.
Oferecemos soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, análise 100% automatizada. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno.

O Onboarding Digital está em nosso DNA. Vem pro Time Nextcode!