Blog

Compliance e transparência dentro da cultura organizacional

Compliance
Marcelo Longo
Head de Marketing

Estabelecer ética e boas práticas de conduta se tornam determinantes para o contexto empresarial contemporâneo

17 Outubro 2022 | Segunda-feira 10h00
Uma pauta que vem ganhando cada vez mais força dentro do ambiente corporativo é a necessidade de estar em compliance. O termo significa estar aderente às normas internas e externas da empresa, como no caso de políticas, normativas, leis e regulamentos, por exemplo. É importante compreender que, mais do que uma imposição jurídica, as práticas de compliance estão relacionadas à construção de uma cultura empresarial ética.

Como aplicar as melhores
práticas de compliance dentro
da cultura organizacional?


Pode até parecer uma questão complexa, que exige diversas modificações no dia a dia e operações da companhia.

No entanto, segundo Samuel Link, Head Comercial da Nextcode, é fundamental que a empresa tenha como ponto de partida o envolvimento e engajamento de todos os colaboradores na adoção de boas práticas e um código de conduta, com a finalidade de fortalecer a organização como um todo e, assim, prevenindo um possível desgaste em sua reputação diante dos diferentes stakeholders.

"O desenvolvimento de boas práticas só é possível quando os gestores abrem espaço para que os profissionais expressem seus pontos de vista, acusando, inclusive, possíveis problemas e desvios de conduta dentro do ambiente interno" conclui o gestor comercial da Nextcode

Compliance e transparência

Uma cultura organizacional alinhada às melhores práticas no mundo corporativo, tem influência direta no valor e imagem da empresa perante o mercado. Por isso, estabelecer diretrizes técnicas e éticas claras, evitam atalhos e más condutas que nem sempre estão em conformidade com as normas, e que podem colocar a organização e as pessoas em risco.

Mesmo que não haja punição prevista em lei, estabelecer um ambiente ético e transparente é determinante e deve ser incorporado dentro da organização. Essa estratégia tem como objetivo trabalhar numa mudança de mindset de todos os profissionais, para que eles realmente compreendam que não é necessário haver punições para agir de tal maneira.

Como estruturar um programa de compliance

Diante da importância de uma cultura de compliance, existem alguns processos fundamentais de como estruturá-lo. Entre eles:

» Garantir que esse programa de compliance seja transmitido a todos os colaboradores e fornecedores de serviços
» Atuar como um líder, ajudando a sanar todas as dúvidas dos profissionais relacionadas ao tema;
» Desenvolver processos e códigos de conduta transparentes.

Contar com plataformas digitais de validação automática de dados cadastrais, como o Onboarding Digital da Nextcode, é uma excelente estratégia para gestão das informações recebidas pelos usuários, tornando o processo mais ágil e eficiente, permitindo que apenas clientes genuínos sejam aceitos. Um processo rápido, preciso, e que leva poucos segundos.

ampliação destes métodos de checagem na esteira do onboarding digital também se torna essencial para maior segurança durante a validação cadastral, e por trazer dentre os principais benefícios:

» Redução de custos
» Prevenção a fraudes
» Mitigação de riscos
» Difusão de valores institucionais
» Aprimoramento da governança corporativa.

Para finalizar, é importante compreender que, para o sucesso de um programa de compliance, é necessário que os líderes estabeleçam um acompanhamento contínuo, averiguando a atuação dos profissionais e estabelecendo, sempre, as melhores práticas corporativas. Neste sentido, não se envolve apenas a adequação a leis anticorrupção, normas e regulamentos, como prioriza um caminho único para o sucesso das empresas.
Compartilhe nas redes
Oferecemos soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, análise 100% automatizada. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno.

O Onboarding Digital está em nosso DNA. Vem pro Time Nextcode!