Blog

Nextcode frente aos novos procedimentos no âmbito do CPF

Onboarding Digital
Wesley Almeida
Perito em Documentoscopia e Grafoscopia

Nova instrução normativa do CPF, anunciada pela Receita Federal, atualiza procedimentos visando aperfeiçoar o cadastro e mitigar o risco de fraudes.

31 Janeiro 2024 | Quarta-feira 11h45
A Receita Federal anunciou recentemente a Instrução Normativa RFB nº 2.172/2024, que reformula procedimentos relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), com o objetivo de garantir maior segurança nos processos cadastrais, mitigando riscos de fraudes, além de promover uma administração mais eficaz dos recursos públicos.

A norma traz diversas mudanças que não apenas beneficiam os cidadãos, mas também fortalecem a aplicação adequada dos recursos públicos. Destacamos algumas das alterações mais significativas:

» Torna-se obrigatória a inscrição no CPF de pessoas físicas declaradas como dependentes ou alimentados em declaração de Imposto de Renda.

» Estrangeiros residentes no exterior ou em trânsito no Brasil que solicitam atos cadastrais relativos ao CPF devem apresentar passaporte, exceto se forem oriundos dos Estados Partes do Mercado Comum do Sul (Mercosul) ou Estados associados, admitidos em acordo internacional.

» Introdução de medidas antifraude, incluindo a possibilidade de coleta de biometria no atendimento da RFB e a obrigatoriedade de apresentação de documento original de identificação ou cópia autenticada no atendimento presencial.

» Órgãos públicos autorizados pela Receita Federal podem praticar atos de suspensão, cancelamento e anulação de CPF.

Essas mudanças não apenas aprimoram o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, mas também fortalecem a segurança nas transações comerciais e nas relações com órgãos públicos.

Apoio da Nextcode em verificar se um documento é verdadeiro ou falso, visando mitigar o risco de fraudes

Wesley Santos, Perito em Documentoscopia, Grafoscopia e Comparação Facial na Nextcode, destaca que "golpes cada vez mais sofisticados surgem em grande volume, apresentando-se de várias maneiras para atrair vítimas, fazendo com que as empresas intensifiquem seus esforços na construção de uma estrutura de cibersegurança robusta".
 
Diante desse cenário de aprimoramento e segurança, a solução Documentoscopia Digital da Nextcode emerge como uma aliada essencial para empresas e instituições para uma análise documentacional completa, afim de verificar se um documento recebido é falso ou se está conforme os padrões de emissão. A solução verifica vários aspectos e informações do documento de identificação como o brasão, a assinatura do dirigente, o formato da gráfica, dados variáveis, espaços e alinhamentos, trazendo para a jornada dos usuários, benefícios como:

» Automatização da validação de documentos
» Verificação detalhada de documento
» Análises rápidas e um time altamente qualificado
» Escalabilidade para sua operação
» Cobertura nacional
» Redução de tempo, prejuízos e gastos

Dessa forma, as empresas podem assegurar uma identificação precisa, garantindo a integridade do processo e protegendo-se contra tentativas maliciosas, promovendo transparência, segurança e eficácia em seus processos relacionados a verificação e validação de documentos.

Converse com nossos especialistas e saiba como proporcionar uma ótima experiência aos novos clientes durante sua jornada cadastral, com um processo muito mais ágil, preciso e totalmente seguro.
Compartilhe nas redes
Oferecemos soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, análise 100% automatizada. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno.

O Onboarding Digital está em nosso DNA. Vem pro Time Nextcode!