Blog

Como o OCR da Nextcode ajuda a proteger negócios

Segurança
Caio Delgado
Head de Desenvolvimento

Através de validações rápidas e seguras, a Nextcode segue inovando a tecnologia de OCR, levando consigo benefícios de proteção como a validação dos dados na Receita Federal.

17 Maio 2024 | Sexta-feira 11h45
Começamos com um dado alarmante em relação a fraudes digitais. Em 2023, geraram perdas reportadas de mais de 10 bilhões de dólares, marcando um aumento de 14% em relação ao ano anterior. No Brasil, foram registradas mais de 284 mil tentativas de fraude de identidade apenas em janeiro, com um aumento entre 25% e 35% no número de golpes ao longo do ano.

Esses dados destacam a necessidade urgente de medidas eficazes de prevenção de fraudes, como a tecnologia de OCR (reconhecimento óptico de caracteres), utilizada pela Nextcode para validar dados diretamente na Receita Federal, oferecendo um processo rápido, preciso e seguro.

Uma reflexão: e se tudo fosse manual?

Imagine um cenário onde cada nova inscrição de cliente requer uma verificação manual de documentos. Funcionários gastariam horas analisando detalhes, cruzando informações e ainda estariam sujeitos a erros humanos. Manter uma equipe inteira para verificação de identidade seria ineficaz e custoso, mesmo reunindo uma grande equipe, levaria horas para fazer.

Adotar tecnologias avançadas como o OCR é crucial para acelerar processos, garantir precisão e segurança, e economizar recursos.

Validação junto à Receita Federal

Utilizando inteligência artificial avançada, o OCR da Nextcode extrai dados diretamente dos documentos e os valida junto à Receita Federal. Segundo Caio Delgado, Head de Desenvolvimento da Nextcode, ele destaca que: "A autenticação dos dados e documentos apresentados em uma validação cadastral é fundamental para garantir a integridade e a segurança das transações. Nossa tecnologia de OCR não só acelera esse processo, como também aumenta significativamente a precisão da verificação."

Ou seja, a tecnologia analisa os documentos extraindo dados essenciais como nome, número de identificação e data de nascimento, com uma validação em tempo real na Receita Federal, assegurando autenticidade e integridade. Esse processo acelera a verificação e aumenta a precisão e a segurança, garantindo conformidade regulatória e aprimoram a experiência do usuário para setores como bancos, e-commerce e fintechs. 

Converse com nossos especialistas e saiba como proporcionar uma ótima experiência aos novos clientes durante sua jornada cadastral, com um processo muito mais ágil, preciso e totalmente seguro.
Compartilhe nas redes
Oferecemos soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, análise 100% automatizada. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno.

O Onboarding Digital está em nosso DNA. Vem pro Time Nextcode!